Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde realiza palestras para orientar sobre a dengue

 Dia Dengue original

       A Secretaria de Saúde segue com várias ações de combate à dengue nesta semana. A partir desta terça-feira, 5, acontecerão palestras em vários pontos da cidade, como as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), empresas, escolas e também na Secretaria de Educação.

     Também na terça, haverá mais uma edição do “fumacê”. Desta vez, no Jardim Luiza, na Região Norte. Paralelo a este trabalho, os agentes de controle de vetores continuam percorrendo os bairros da cidade fazendo bloqueios dos casos positivos e inspecionando residências e estabelecimentos comerciais.

      De acordo com a secretária de saúde, Waléria Mascarenhas, as palestras e iniciativas visam à conscientização da população. “Nesta semana a gente começa uma série de palestras e reuniões com vários órgãos para unir mais forças no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, disse.

      Nesta segunda-feira, 4, a cidade já havia registrado 1.019 casos de dengue e uma morte.

Outras ações

      Na última sexta-feira, agentes de controle de vetores saíram às ruas para realizar o “Dia D” de combate ao mosquito transmissor da dengue. Vários bairros receberam a visita dos servidores, que vistoriaram casas e estabelecimentos comerciais, e o Jardim Dermínio recebeu o “fumacê”.

      No sábado, 2, os agentes de controle de vetores visitaram ao Jardim Luíza e vistoriaram imóveis, devidamente uniformizados, com crachá e identificados.

Saúde realiza “Dia D” e segue com as ações de combate à dengue

 Acoes Dia D original

          Agentes de controle de vetores saíram às ruas nesta sexta-feira, 1º de março, para realizar o “Dia D” de combate ao mosquito transmissor da dengue. Bairros como o Jardim Barão, Parque Progresso, Cidade Nova, Jardim Pulicano, Vila Industrial, Jardins Luíza e Líbano receberam a visita dos servidores, que vistoriaram casas e estabelecimentos comerciais. A ação aconteceu simultaneamente no Estado de São Paulo.
      Para encerrar as atividades, o Jardim Dermínio vai receber o “fumacê”, a partir das 18h, a depender das condições climáticas.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ações programadas nas escolas, como palestras, vão começar na próxima semana. “É um passo importante também porque as crianças são agentes multiplicadores. Sem a ajuda da população, dificilmente conseguiremos acabar com o mosquito”, disse.
      No sábado, 2, os agentes de controle de vetores retornarão ao Jardim Luíza para vistoriar as casas e estabelecimentos comerciais, que não foram visitados durante a semana. E na terça-feira, 5, o bairro receberá o “fumacê”.
      Até esta sexta-feira, Franca registrou 890 casos da doença e uma morte.

Franca participa do “Dia D” de combate à dengue

 Dia D original

           No próximo dia 1º de março, a Secretaria de Saúde participa do Dia “D” de combate ao mosquito da dengue. Será uma grande mobilização contra o Aedes aegypti, durante todo o dia, que vai acontecer em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.
      Os agentes de controle de vetores estarão nas ruas, visitando casa a casa para identificar os criadouros do mosquito. É importante que os moradores permitam a entrada dos servidores para que a vistoria seja feita. Todos estarão uniformizados e com crachá de identificação.
      Além disso haverá, na tarde desta sexta-feira, mais uma aplicação do “fumacê” em bairros onde há um maior número de casos da doença.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ações programadas nas escolas, como palestras, vão começar na próxima semana. “É um passo importante também porque as crianças são agentes multiplicadores. Sem a ajuda da população, dificilmente conseguiremos acabar com o mosquito”, disse.
      Até esta terça-feira, Franca tinha registrado 800 casos da doença e uma morte.
Outras ações
      A Vila Santos Dumont e o Jardim Califórnia receberam o “fumacê” nesta terça-feira. Os bairros foram definidos, em decorrência do número de casos registrados.
      No sábado, 2, os agentes de controle de vetores retornarão ao Jardim Luíza para vistoriar as casas e estabelecimentos comerciais, que não foram visitados durante a semana. E na terça, 5, o bairro receberá o “fumacê”.

Vigilância prepara 2º Arrastão da Dengue para este sábado

 Dengue original

          Com o objetivo de diminuir a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue na cidade, a Vigilância em Saúde fará neste sábado,  o 2º ‘Arrastão da Dengue’, a partir das 8h, nos bairros Brasilândia e Paulistano, ambos na Região Leste. Nesta área da cidade, foi identificada a maior concentração de larvas do mosquito Aedes aegypti, de acordo com a recente Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
      A orientação é que os moradores destes bairros, coloquem dentro de sacos plásticos, materiais que estão sem utilidade e possam se tornar criadouros do mosquito, como garrafas pets, vidros, vasilhas, potes, entre outros.
      O resultado da ADL apontou que dos 4.190 imóveis visitados, em 56 locais foram encontradas larvas do mosquito, o que representa o índice de 1,34%. A maior incidência está nas Regiões Leste e Oeste do município.
      Nesta quinta-feira, a Prefeitura realiza por volta das 18h, o 'Fumacê' em parte dos bairros Vila Santos Dumont e Califórnia, ambos na Região Oeste.
      A Prefeitura conta com a colaboração e o apoio da população para o combate à doença. Cada morador precisa fazer sua parte e olhar dentro de casa as vasilhas, vasos de plantas, ralos, calhas para eliminar os criadouros da larva do mosquito.
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, foram confirmados 679 casos da doença até esta quinta-feira, 22 e o óbito de um homem de 44 anos.

Membros do Conselho Municipal de Saúde são empossados

 Membros Conselho Saude original

        Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Saúde, na noite da última terça-feira, membros do Conselho Municipal de Saúde tomaram posse para o biênio 2024-2026.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, conduziu a cerimônia e parabenizou os 54 novos conselheiros, sendo 27 titulares e 27 suplentes, de 17 segmentos.
      Com caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, o Conselho de Saúde atua na formulação de estratégias e controle da execução da política municipal de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), interagindo com os setores público e privado.
      O órgão é composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviços, profissionais e gestores da saúde, membros dos trabalhadores da saúde eleitos em plenárias, conselhos gestores, representantes de usuários dos movimentos sociais, sindicais, portadores de deficiência, além de entidades de usuários das Regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
      Logo após a cerimônia de posse, foi realizada a reunião ordinária do conselho, em que ficou estabelecida a mesa diretora com os seguintes membros: Clóves Plácido Barbosa (presidente, representando Entidades de Idosos), Marivânia Gonçalves da Silva (vice-presidente, Trabalhadores na Saúde), Hezilmara Aparecida de Menezes Mendonça (1ª secretária, Trabalhadores na Saúde) e Kaylla Aparecida Pires Benedito (2ª secretária, representando as Entidades de Portadores de Deficiência).

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais