O prazo para a entrega final dos trabalhos do VII Concurso Cultural, promovido pela Vigilância Sanitária foi prorrogado para o dia 13 de setembro. Com o slogan “parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti”, o objetivo do concurso é conscientizar cada vez mais a população para adoção de condutas e práticas para o enfrentamento do mosquito da dengue, eliminando qualquer tipo de criadouro.
Em parceria com a Secretaria de Educação, o concurso sempre envolve em suas edições, milhares de alunos. Em 2018 foram mais de 7.300 participantes e a expectativa deste ano é que esse número seja superado.
Entre as modalidades estão a produção de frase, desenho e texto por aluno e vídeo por escola. No julgamento, será avaliado se o cumprimento do objetivo foi realizado, que foca no combate mosquito Aedes aegypti, a expressão de ideias, a originalidade e a criatividade.
A divulgação dos resultados será a partir do dia 7 de outubro e os ganhadores serão contemplados no dia 12 de novembro, com kits, tablets, e outros prêmios. O edital completo pode ser conferido no link: https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=6002:regulamento-concurso-cultural-combate-aedes-aegypti-2019&Itemid=1640
Saúde
Agita Galera promove atividades físicas na Concha Acústica
No próximo sábado, dia 31, acontece na Concha Acústica o Agita Galera. Este é um programa desenvolvido pelo Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras, que visa combater o sedentarismo, promovendo atividades físicas e os conhecimentos dos benefícios de um estilo de vida ativa. O evento em Franca será das 9 às 12 horas, com a presença de professores e profissionais da saúde.
Durante esse período, a praça central será contagiada por alegria e animação. Os professores realizarão junto à população uma grande aula de mix dance, que envolve vários estilos. Haverá também uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde com informativos de boas práticas.
O programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996 e hoje, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, público-alvo, estratégias, ações e resultados desejados. A principal meta é fazer com que a população se exercite ao menos 30 minutos por dia, em qualquer lugar e com qualquer atividade. Em Franca, as equipes estarão empenhadas em, literalmente, agitar a população.
Ações da Prefeitura são exaltadas nos 31 anos do Hospital do Coração
O Hospital do Coração de Franca comemorou nesta terça-feira, 20 de agosto, 31 anos de fundação
Encontro Intersetorial em Saúde Mental
A Secretaria de Saúde prepara, para o próximo dia 26, o Encontro Intersetorial em Saúde Mental, voltado aos profissionais da área e interessados no tema, com participação aberta ao público interessado. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
Será um espaço de discussão e troca de experiências conceituais a respeito dos serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e suas peculiaridades, filosofia nas maneiras de atendimento e também avaliações e perfis dos pacientes.
Três profissionais especializados na área foram convidados e estarão expondo suas vivências entre as 8 e 11 horas, sendo eles a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, e os médicos Ricardo Cassis e Marcos Bovo Nicácio. A Prefeitura mantém na cidade duas estruturas de atendimento universal para a população que necessita desse tipo de assistência, sendo duas para o público adulto e uma o ambulatório voltado ao público infantil no antigo Centro de Saúde I, no centro da cidade.
Saúde prepara concurso dos Agentes Multiplicadores
No começo de setembro começam a ser recebidas as inscrições para o projeto de mobilização social “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”, iniciativa da Prefeitura de Franca e com o apoio da Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Com a temática “Agentes multiplicadores para o Combate ao Aedes aegypti”, a campanha busca mobilizar o máximo de estudantes e educadores, visando a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Somando-se a isso, busca também incentivar e educar para desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento. Ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.
Somente em 2019, até o dia 26 de abril haviam 5.773 casos notificados de dengue no nosso município, com 469 confirmações. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.
O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca, denominado concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.
Dessa forma conta-se com o apoio da Diretoria de Ensino ao projeto para a realização do VII Concurso Cultural “Parceiros da Saúde no combate ao Aedes aegypti”.
A equipe de educação da Vigilância Ambiental coloca-se a disposição para visitar as escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias de vestir (turma da Vigilância Ambiental), disponibiliza-se também material educativo: informativos e cartazes, etc. As datas e horários para visitas e palestras são disponibilizados conforme recursos humanos, ficando a cargo de cada unidade escolar o contato para agendamento com a Sra. Elaine Rocha, Vigilância Ambiental, através do telefone 3711-9408; 3711-9415 ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As inscrições para o concurso deste ano serão recebidas entre os dias 2 e 10 de setembro, nas próprias escolas interessadas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.