Email  

Desenvolvimento

Encontro discute o incremento Turístico na cidade 

     A Prefeitura promove nesta quinta-feira, através de sua secretaria de Desenvolvimento e Divisão de turismo, com a finalidade de dar mais visibilidade as ações que estão sendo realizadas para o incremento da atividade turística na cidade, no auditório Fábio de Salles Meireles uma reunião de trabalho com agentes da área receptiva. Será partir das 9 h, precedido de um café da manhã com os atores que compõem a cadeia direta e indireta do turismo,  em nossa cidade, formada por  bares, hotéis, restaurantes, lojas de fábrica de calçados, lingeries e doces, profissionais de evento, entre outros.

     Na oportunidade, será apresentado pela Divisão de Turismo o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT), além da pesquisa de demanda turística, realizada pelo IPES- Instituto de Pesquisa do UniFacef, durante o ano de 2017.  Esse é será um instrumento estratégico para análise e que servirá para nortear as ações que poderão ser ou não colocadas em práticas.

     O Plano Diretor de Turismo contém inventário e diagnóstico dos atrativos turísticos (naturais, histórico-culturais, ambientais), Diagnóstico, Prognóstico contendo as diretrizes estratégicas para o Plano de Ação do Município. Além disso  é um documento imprescindível para a obtenção do título de MIT - Município de Interesse Turístico, de acordo com Lei Complementar Estadual 1261/2015, que prevê o repasse de R$ 600.000,00/ano.

     O Plano Diretor deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo prefeito Gílson de Souza, nos próximos dias, para avaliação e aprovação.

Demanda Turística

     A pesquisa de Demanda Turística, por sua vez, permitirá aos empreendedores e investidores, conhecerem o perfil do visitante, definir ações e estratégias para atender às necessidades desse público. A Divisão de Turismo, apresentará ainda,  um resumo das principais ações que estão sendo realizadas dentro do projeto Descubra Franca,  como os roteiros de compras, a produção de material promocional, os cursos de turismo rural, a participação em feiras, e outras que estão sendo organizadas, como a rota na Trilha do Café, que prevê visitação as propriedades cafeeiras da cidade e região.

     "O Turismo só acontece com o envolvimento de todos: poder público, iniciativa privada e comunidade. Precisamos mostrar que Franca tem um potencial turístico imenso, uma vez que somos a principal cidade da região, capital do calçado, do basquete, dos cafés especiais, e ainda estamos localizados numa das mais bonitas regiões do estado: a região turística Lagos do Rio Grande, rica em recursos naturais e que oferece diversas modalidades de turismo", afirmou Rosana Branquinho, diretora de Turismo.

     Finalizando, o lembrete da Secretaria de Desenvolvimento que o encontro é aberto e todos que tiverem interesse no assunto, estão convidados a participar. Mais informações no tel. 3722-9482 com Rosana.

Prefeitura prepara “Sabores da Colheita” em Franca

cafelavoura04 Small
No evento os participantes conhecerão de perto o dia a dia do trabalho dos cafeicultores da região, através de uma visita guiada por técnicos, que falarão sobre os principais conceitos dessa cultura. Além disso, será realizada também uma colheita de grãos maduros que serão selecionados para as demais fases do processamento

Turismo prepara ‘Sabor da Colheita’

     Aqueles roteiros tradicionais em cidades turísticas do Sul e mesmo próximas a São Paulo, produtoras de uva, em que os visitantes circulam por propriedades rurais e conhecem curiosidades que vão desde o modo de vida das pessoas ao plantio, cultivo, colheita e industrialização do produto, poderá em breve ser realidade em Franca. A iniciativa está sendo gestada pela Divisão de Turismo da Prefeitura, que está organizando uma reunião para o próximo dia 5 de maio, no Parque Fernando Costa, para a qual estão sendo convidados especialmente os produtores de café da região.

     O objetivo desse contato é avançar nas conversações já em andamento pela secretaria de Desenvolvimento, desde o final do ano passado, no sentido desses cafeicultores em especial ‘abrirem suas porteiras’ e mostrarem um pouco da cultura, desde a formação das mudas, preparação do terreno, plantio, cultivo, colheita e processo de industrialização. Quem que já residiu em fazendas, certamente se lembra dos tradicionais terreirões secando café, tulhas abarrotadas de saca e o processo de beneficiamento.

     Atualmente existem práticas mais modernas e o produto final que poderá ser degustado nessas visitas do projeto denominado ‘Sabor da Colheita’. Pelo menos três imóveis rurais já estão cadastrados, para serem visitados na trilha do café, em data a ser definida nas próxima semanas, culminando com o período da colheita. Um ônibus do projeto ‘Descubra Franca’, vai conduzir as pessoas previamente inscritas nesse roteiro do dia inteiro, começando por um Café da Manhã num local, depois o almoço em outro e terminando com um Café da Tarde.

     Nessas três propriedades, com monitores habilitados, os visitantes terão informações gerais da história do café na cidade, sua importância no fomento da economia, desde o século passado até os dias atuais. A exemplo do café, com outras ações em curso voltadas ao turismo rural, a Prefeitura pretende junto com outras Prefeituras, criar e fortalecer a marca ‘Lagos do Rio Grande’, envolvendo atrativos turísticos de todas as cidades que fazem parte da região.

     Informações, tel. 3711-9482, com Rosana.

Franca prepara 'Festival com pratos típicos da região’

 

     Franca sediará no dia 20 de junho, o evento "Festival Gastronômico Sabor de São Paulo", que já está na sua quarta edição, trazendo representantes da gastronomia paulista. O evento que abrange a cidade e região, tem o intuito de identificar a culinária regional, fazendo um resgate da gastronomia local, buscando encontrar e disseminar diferentes pratos que estejam de acordo com o regulamento disponível no próprio site do festival que é www.saboresdesaopaulo.com.br.

     As energias no momento estão no sentido de atrair e estimular as pessoas à participarem. As inscrições para os que forem participar, segue até o dia 13 de junho. São gratuitas, podendo participar qualquer pessoa que tenha algum bar, restaurante, hotel ou quituteira, sem restrição, apenas atendendo as condições contidas no regulamento.

      É necessário apenas que os pratos sejam além de saborosos, contenham ingredientes típicos da região e produzidos na agropecuária local. Os participantes passarão por seis etapas logo após terem se inscrito com seus respectivos pratos. Serão eleitas as três receitas escolhidas em cada cidade, que serão levadas para a etapa final da competição no Memorial da América Latina, no mês de novembro.

     O evento que acontecerá no Senac de Franca-SP, também contará com aulas gratuitas de chef-padrinho de cada cidade-sede, para que assim possa ser promovido a cultura de cada região, com resgate histórico e cultural. Para os que quiserem apenas saborear as comidas e visitar o local, o valor é de R$ 10, e os visitantes pagando por este valor, podem usufruir das 10 receitas candidatadas, podendo votar em suas preferidas, contribuindo juntamente com os jurados na escolha das 3 receitas que serão eleitas.

     As cidades que também receberão o evento, serão as de Taubaté, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Sorocaba e São Carlos. Para mais informações, o site é www.sabordesaopaulo.com.br e o tel é (11) 3021-3552.

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais