Email  

Educação

Educação participa de 3º Concurso Multicultural “Proteger Crianças e Adolescentes da Violência: A Cultura da Paz”

 thumbnail Dorotea Paulino Ferro 5 ano B original

       Para promover a paz e segurança nas escolas municipais, alunos da Secretaria de Educação participaram do 3º Concurso Multicultural com o tema “Proteger Crianças e Adolescentes da Violência: A Cultura da Paz”.

     O concurso aconteceu para fortalecer com os alunos e a comunidade, a Cultura de Paz, diante dos acontecimentos de casos de violência ocorridos em escolas do Brasil. Vinte e quatro escolas municipais do Ensino Infantil, Fundamental e EJA participaram e, dessas, 333 alunos foram inscritos. O concurso envolveu 144 gestores escolares e 333 professores.

     De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, o tema Cultura da Paz foi eleito pelo Grupo de Trabalho do Fórum, após análise da realidade que é apresentada na sociedade atualmente. “Os estudantes participaram nas categorias desenho, poesia, desenho em quadrinho, trabalho coletivo e trabalho digital”, explicou.

      Após análise dos trabalhos, 43 estudantes são finalistas de uma premiação que acontece nesta segunda-feira, 6, no Auditório da Secretaria de Educação.

      Confira a lista de finalistas do concurso por categoria:

Categoria: DESENHOS

Ana Clara Almeida da Silva - EMEB Prof. Maria Brizabela Bruxellas Zinader

Eloiza Hellena Araújo Guilherme - EMEB Pof.ª Christianne Dezuani Dias de Oliveira

Isabela Ferreira Bino - EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento – CAIC

João Miguel Vitório Luz - EMEB Prof. Maria Brizabela Bruxellas Zinader

Karolyne Cristina Ferreira Rodrigues - EMEB Prof. Aldo Prata

Lara Vitoria Marques - EMEB Professora Maria Antônia Stevanato Reis

Marco Aurélio Florêncio - EMEB Professor Aldo Prata

Maria Vitória Rodrigues Carvalho - EMEB José Mario Faleiros

Michaely Rezende Pulheis - EMEB Profª Ana Rosa de Lima Barbosa

Miguel dos Santos Silva - EMEB Prof Ana Rosa de Lima Barbosa

Categoria: TRABALHO DIGITAL

Geovana Diniz Moreira - EMEB Anor Ravagnani

Heloísa Alvares Martins, Cecília Rubim Couto Almeida e Manuela Taveira Bonfim - EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein

Julia Claudino Simões, Julia Mariane Colombari - EMEB Professor Florestan Fernandes

Matheus Brondi Paranhos, Isaac De Sousa Gonçalves, Rafael Rodrigues Barbosa Rufino - EMEB Milton Alves Gama

Poliana Pimenta Nabilice Pereira, Helena Salgado Dias, Karina Correia Costa - EMEB Anor Ravagnani

Rafael lucca Martins Ferreria, Alicia V. Santana Delbianco, Felipe Oliveira S Celhido - EMEB Marilourdes Fagundes Iara

Samuel Alvino Ferreira, Eduardo Alves De Melo Silva, Rafael Felipe Silva Lins - EMEB Professor Florestan Fernandes

Categoria: POESIA

Lorraine Cristina Ferreira Torres - EMEB Profa Ana Rosa De Lima Barbosa

Muriely Aparecida Ferreira Da Silva - EMEB Profa Ana Rosa De Lima Barbosa –

Categoria: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Alice Menegueti Vitoriano Kasinski - Emeb Mitermair Alves Barbosa

Beatriz Jose Monteiro - EM Profº José Mario Faleiros

Camila Cristina Lourenço - EM Prof º Mario Faleiros

Cleusa Catarina Santos Vieira - EM Profº Mario Faleiros

Denise dos Santos Davanço - EM Profº José Mario Faleiros

Jessica Roberta Souza Lima - EM Profº José Mario Faleiros

Lais Vitória Quintino Garcia - Emeb Profª Maria Antônia Stevanato Reis

Maria da Conceição Silva Cantoaria - EM Profº José Mario Faleiros

Maria Cristina Oliveira Rosa - Escola Municipal Profº Antonio Sicchierolli

Samira Aparecida P. Malaquias - EM Profº José Mario Faleiros

 

Categoria: PROJETO ESCOLA

Lindsay Susan Camilo Seara - EMEB Anor Ravagnani

Com Busca Ativa, Educação obtém mais de 80% de frequência em todas as escolas

 Busca ativa original

        A Secretaria de Educação recebeu, nesta semana, um ofício do ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizando a Prefeitura de Franca por ter mais de 80% de frequência escolar em suas unidades.

       Além dos esforços em salas de aula, cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pela secretaria e os investimentos, outra frente de trabalho tem contribuído para índices positivos como este de frequência: o trabalho da Busca Ativa. Trata-se do empenho da Secretaria de Educação em ir atrás dos estudantes que tem deixado de ir às aulas.

      Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou o processo. “É um papel conjunto das equipes escolares. Começa na sala de aula, com o professor notando a ausência do aluno e comunicando ao orientador, que busca contatar as famílias dos alunos com frequência irregular e/ou baixa frequência, através de ligações telefônicas e/ou comunicados impressos, ou por meio de aplicativos digitais, e convocações nas escolas. Caso não consiga localizar a família, a Secretaria de Educação é contatada e é disponibilizado um carro oficial para visitas domiciliares, que são monitoradas por documentação”, disse.

      As visitas são realizadas com a finalidade de compreender o contexto social em que aquela criança está inserida e orientar as famílias sobre o direito dela de estudar e dos prejuízos causados pela ausência. Após a visita domiciliar, é realizado acompanhamento do caso, com ações juntamente a outras Secretarias (Saúde e Ação Social) e Órgãos (Conselho Tutelar e Escuta Especializada), quando necessário.

     Márcia explicou que as ações de Busca Ativa acontecem desde 2021 para garantir a frequência e a permanência das crianças na escola. No ano em que o projeto começou, foram 231 Buscas Ativas; em 2022, 313; e até quinta-feira, 190 visitas.

Strogonoff cremoso é o prato vencedor do ‘Merenda Escolar, Sabor da Educação’

 Strogonoff cremoso original

         A final do Concurso ‘Sabor da Educação’, promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade de Franca, foi de emoção, degustação e descoberta sobre qual prato seria o vencedor. A cerimônia de premiação ocorreu na universidade na noite de terça-feira, 24, e as três equipes finalistas apresentaram suas receitas, que foram submetidas à votação.
      O vencedor foi o ‘Strogonoff Cremoso’, que obteve 22,61 pontos. No cardápio tinha carne moída, cenoura e molho de strognoff com arroz branco. Cada uma das merendeiras ganhou uma Smart TV, que será entregue nos próximos dias pela Secretaria de Educação.
      Os integrantes da equipe vice-campeã, com o prato ‘Mafuá’, ganharam um smartphone cada. Trata-se de uma receita composta por arroz, cenoura, couve, batata e pernil moído com feijão carioca e farofa. Já a equipe que ficou na 3ª colocação recebeu cestas de chocolate e fez o prato ‘Arroz Francano’, com arroz, feijão, couve, cenoura e pernil de porco com salada de batata e ovo cozido para acompanhar.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância das merendeiras, o carinho e a dedicação com que preparam as refeições para os estudantes, diariamente. Ela ressaltou que o objetivo é valorizar cada vez mais o trabalho dessas profissionais, através de ações como o concurso, as convocações e os investimentos nas unidades escolares.
      Além dos prêmios, todos os participantes receberam certificados e a receita vencedora fará parte do cardápio da Alimentação Escolar de Franca.
      Confira a relação completa de merendeiras, estudantes de Nutrição da Unifran e a pontuação da final:
1° Lugar - Strogonoff Cremoso - 22,61 pontos
Merendeiras – Silvana Batista, Viviane Gonçalves e Giane Vitali
Estudante de nutrição - Hélida
2° Lugar - Mafuá - 21,49 pontos
Merendeiras – Tatiane Mara Campanaro, Rosemeire Diniz e Aline Silva Pedroso
Estudante de nutrição - Ryan
3° Lugar - Arroz francano e batata divertida - 21,37 pontos
Merendeiras – Berenice Silva, Aracéli de Oliveira e Sileia Keller
Estudante de nutrição – Carla
 

vencedoras sabor educacao original

 

Educação divulga classificação da reavaliação do 'Bolsa Universidade'

 Bolsa Uni original

        A Secretaria de Educação publicou nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Município, o resultado do processo de reavaliação deste ano do Programa 'Bolsa Universidade', confirmando que 187 estudantes seguem sendo contemplados com o benefício. Esse grupo de universitários bolsistas, incluídos entre os anos de 2019 e 2022, participaram do processo de reavaliação que é realizado, anualmente, conforme estabelece a legislação.
      Na condição de bolsistas, os 187 estudantes, cuja relação por ordem alfabética pode ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2392-24102023.pdf, têm como auxílio, o valor das mensalidades dos cursos que frequentam, distribuídos em três partes, sendo uma da Universidade, outra da Prefeitura e do próprio aluno.
      É de responsabilidade de cada estudante, zelar e cumprir com as exigências previstas na Lei, que institui o 'Bolsa Universidade', para permanecerem no programa. Somados aos estudantes incluídos em 2023, o Programa 'Bolsa Universidade' atende, atualmente, 298 estudantes.

Educação faz nova entrega de uniformes em creches e escolas

 Uniformes original

         Crianças dos Maternais, Fases I e II e das escolas de Franca estão recebendo mais uniformes na rede municipal de ensino. A iniciativa visa garantir que todos os estudantes tenham uniformes para frequentar as aulas e atividades.
      Esta é a segunda vez, neste ano, que a Secretaria de Educação entrega uniformes. Quem já ganhou uma camiseta e bermuda no início de 2023, está recebendo mais um conjunto, e no início de 2024, todos receberão mais uma bermuda e uma camiseta.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que, nesta segunda remessa, os Maternais receberam 2 camisetas e 1 bermuda, enquanto as crianças das Fases e Escolas, ganharam uma camiseta e uma bermuda cada aluno.
      No total, mais de 20 mil estudantes foram beneficiados com a ação da Prefeitura, que contou com um investimento de mais de R$ 720 mil.
      A empresária Thaís Trajano, mãe de duas alunas da rede municipal de 4 e 5 anos, elogiou a entrega dos uniformes. “É muito importante porque auxilia as crianças e as famílias com os custos. Essa iniciativa da Prefeitura e outras ações realizadas nos ajuda a criar adultos conscientes e com um futuro melhor”, disse.
      Miriam Márcia Marques, industrial, também destacou a iniciativa. “É muito interessante porque identifica melhor as crianças e garante que estejam inseridos no universo da escola.”

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais