Os atletas e suas famílias foram para a quadra, onde foi feita a distribuição de aproximadamente 80 uniformes para seus respectivos jogadores
Os atletas e suas famílias foram para a quadra, onde foi feita a distribuição de aproximadamente 80 uniformes para seus respectivos jogadores
A secretaria municipal da Educação prepara para o dia 19 próximo, a realização da prova seletiva dos candidatos inscritos no programa Cursinhos Populares, voltado a oferecer preparação aos estudantes de baixa renda com interesse em prestar vestibular. Buscando oferecer chance para que o máximo de alunos pudessem participar, o prazo foi prorrogado até o dia 31 de janeiro e 449 candidatos confirmaram participação e estão aptos a realizarem a prova.
A Prefeitura de Franca e a secretaria Municipal de Educação reiteram que um dos objetivos dos cursos preparatórios, oferecidos gratuitamente, é capacitar e preparar o estudante para os desafios do vestibular. O quadro de docentes é composto por educadores da própria rede e outros convidados, ligados a cursinhos ou estudantes universitários com bolsa para dar aulas.
Serão compostas duas salas de aulas com 50 alunos cada uma, no próprio Colégio Champagnat, onde as atividades deverão ser iniciadas na primeira semana de março, sempre à noite. Mas antes disso deverão ser selecionados os 100 primeiros e respectivos suplentes, na seletiva do dia 19, a partir das 8 h, tendo como local a Escola Municipal ‘Antônio Sicchieroli’, próximo da Rodoviária no Jardim América. Essa confirmação do local e horário deve ocorrer até sexta-feira.
A prova prevista será de português, matemática e conhecimentos gerais.
A secretaria municipal da Educação abre as portas das escolas municipais nesta terça-feira aos cerca de 17 mil estudantes matriculados e com isso, inicia uma frenética movimentação na sua estrutura administrativa que é movimentada diariamente a partir das 5h30 da madrugada. Essa operação envolve o transporte escolar, oferecido na malha urbana e rural, que atende 1,7 mil crianças, significando ao final do expediente, por volta das 18 h, o cumprimento de um percurso rodado pela frota que oferece esse serviço de quase 4,5 mil quilômetros rodados, ou seja, o equivalente a 3 viagens de Franca a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O secretário municipal da pasta, Edgar Ajax Filho lembra que essa é uma particularidade pouco conhecida, que somente aparece com destaque quando algum lugar deixa de ser atendido, mas é fundamental no objetivo maior de garantir um ensino com qualidade, aliado a outros aspectos igualmente importantes, como os educadores em sala de aula, merenda boa para os alunos, equipes de apoio bem preparadas e motivadas. Para garantir esse transporte eficiente o Departamento de Transporte e Logística opera uma estrutura parecida com a de um relógio, onde é necessário precisão nos deslocamentos.
Conforme menciona o responsável por essa área, Elieser de Freitas, por volta das 6 h da manhã, de segunda a sexta-feira os veículos começam a circular, cada um de um ponto de referência e cumprindo uma das 49 rotas. O transporte oferecido gratuitamente é para levar e trazer de volta os alunos nos dois períodos, nas escolas estaduais e municipais. No Estado, a operação conta com 750 alunos atendidos e o restante 1.000, nas municipais.
A estrutura é composta por 11 micro-ônibus, 20 ônibus e 22 vans e peruas kombis, cujas capacidades variam de acordo com a rota e o número de alunos atendidos. A partir dessa terça-feira, com a retomada das aulas, é natural que em alguns horários, pela manhã, por volta das 13 h e nos finais de tarde aconteçam um natural excesso de veículos nas vias públicas, por conta dessa movimentação atípica.
As autoridades do trânsito reforçam o lembrete, para que os condutores redobrem seus cuidados, somente parem em faixas autorizadas e nunca em fila dupla perto das escolas.
O atendimento segue até a sexta-feira, dia 9, diariamente das 7h30 às 17h30
A secretaria municipal da Educação abre as portas de duas 56 escolas municipais para os alunos na próxima terça-feira, dia 6, quando reiniciarão se as aulas e o ano letivo de 2018. Mas a movimentação administrativa a interna nas unidades de ensino estão em andamento desde o final do mês de janeiro.
Na segunda-feira, dia 5, as equipes de educadores já estarão nas escolas, trabalhando a organização, limpeza e o planejamento de trabalho. As aulas terão início efetivamente no dia seguinte, terça-feira. Ao todo os números atualizados até esta sexta-feira, indicavam que 16.846 crianças estão matriculadas, distribuídas da seguinte maneira:
12.124 no ensino fundamental
3.000 ensino pré II e 1.722 pré I.
Estes números estão sujeitos a alterações, por conta de muitas matrículas e que estão sendo recebidas em algumas escolas e outras situações pontuais, de transferências de alunos de outras cidades. Isso estará ocorrendo no curso do mês de fevereiro, mesmo com as aulas em andamento.