Email  

Educação

Rede Municipal inicia ano letivo com aulas remotas

donate laptops azstrut 

            A Secretaria de Educação inicia as atividades escolares do ano letivo 2021, no formato remoto, na próxima segunda-feira, dia 8. Desta forma, cerca de 17,3 mil alunos matriculados, do Ensino Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão os primeiros contatos com os educadores e suas escolas, por meio virtual, o que será mantido até que a estrutura, envolvendo as adequações nas unidades sejam concluídas, aliadas a chegada dos insumos e equipamentos de proteção, que foram adquiridos e estarão sendo entregues nos próximos dias.

            Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que, neste primeiro momento, o ensino será on-line, por conta das escolas estarem passando por vistorias e adequações nas instalações físicas. Estarão sendo utilizados os canais digitais disponíveis, com redes de whatsapp e suporte pessoal, através das direções das escolas, com o oferecimento de material didático e a entrega nas unidades para os pais e alunos, os quais serão avisados, previamente, com as orientações para a retirada.

            Márcia observou também que, nessas duas primeiras semanas, toda a atenção dos educadores e gestores envolvidos estará voltada em promover atividades de acolhimento com os alunos, realizando também avaliações diagnósticas, remotamente. No decorrer das próximas semanas, os pais serão avisados sobre a retirada dos materiais. 

            O conteúdo didático será enviado pelos professores aos alunos e haverá opções de encontros, por meio de aplicativos, de maneira que possam tirar suas dúvidas, socializarem e ampliarem os saberes. As aulas também poderão ocorrer por transmissão ao vivo, por meio, do Youtube restrito aos alunos, Zoom, chamadas de vídeo e outras ferramentas que estiverem disponíveis. 

Busca ativa e apoio das famílias 

            "As famílias terão papel fundamental nessa relação escola-comunidade", disse a secretária, especialmente, nesse momento. Segundo ela, as escolas vão buscar apoio das famílias, fazendo uma busca ativa para tentar contato com todos os alunos. Mas, de acordo com ela, quem vai  fortalecer essa relação, nesse momento, sem o contato presencial é a família. Semanalmente, o professor vai encaminhar um roteiro de estudos e uma planilha de avaliação, tendo o cuidado de analisar o que é ou não relevante, quais habilidades deverão ser focadas para serem desenvolvidas e tentar recuperar as aprendizagens do ano passado.

            Os alunos e familiares, antes mesmo de realizarem as atividades, precisam saber o que tem que ser feito e serão orientados, por meios dos canais digitais. A rede municipal, este ano, trabalhará com 12,5 mil estudantes no Ensino Fundamental, 4,5 mil no Ensino Infantil e pouco mais de 400 estudantes, na Educação de Jovens e Adultos, totalizando 17.328 alunos. 

Creches também voltam na segunda-feira

            A Secretaria de Educação reforça que as creches e unidades de Ensino Infantil também retornarão, remotamente, neste momento. Isso porque estão sendo organizadas as adequações nas instalações escolares.  A Secretaria está orientando os pais que se adequaram ao ensino remoto em 2020, que repitam o mesmo sistema adotado. O retorno presencial será feito em data oportuna, após concluída essa organização e a garantia de atendimento a todos, seguindo os protocolos sanitários, para que alunos e colaboradores o façam com segurança.

Prefeitura anuncia inscrições para o Bolsa Medicina

Bolsa Medicina Icone 

             A Prefeitura de Franca abrirá inscrições para o Programa Bolsa Medicina, a partir de março. O edital  publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 5, traz orientações gerais e as regras para as inscrições, que serão recebidas entre os dias 1º e 5 de março, com a oferta de 3 vagas para os candidatos que se habilitarem. Todo o procedimento será conduzido por uma equipe de assistentes sociais da Secretaria de Educação, inclusive a avaliação das condições para a concessão do benefício. O processo de seleção será regido pela Lei Complementar Municipal de fevereiro do ano passado e os decretos posteriores de regulamentação, o último deles assinado em 28 de janeiro. 

            O prefeito Alexandre Ferreira informou que o benefício terá efeito retroativo ao começo do período letivo. Pela legislação, que regula o Bolsa de Medicina Municipal, o custeio do curso será feito, igualitariamente, entre o aluno, a faculdade e a Prefeitura. 

Condições para inscrição

            São condições para inscrição do estudante candidato à seleção do programa: 

- ser brasileiro ou naturalizado; estar devidamente matriculado no ano de 2021, no curso superior de Medicina no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) participante do programa; 

- ser, juntamente com sua família, residente no Município de Franca, há no mínimo 5 anos anteriores, ao primeiro dia do ano de início da graduação; 

- possuir renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários-mínimos vigentes. 

            Não poderá participar do processo de seleção, o estudante excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, salvo por motivo devidamente justificado, reprovado na série objeto do benefício, que possua outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção e que esteja cursando mais de uma disciplina em regime de dependência. 

Vagas

            Serão oferecidas para a seleção, através do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), 3 vagas distribuídas conforme classificação final de pontuação. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá acessar no site da Prefeitura, o link do Bolsa de Medicina Municipal (https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal-2021), a partir das 14h do dia 1º de março até às 23h59 do dia 5, do mesmo mês.

            Informações podem ser obtidas pelos telefones 3711-9267 ou 9220.

Educação prorroga matrículas do EJA

Eja 

            Está prorrogado pela Prefeitura, o prazo para matrículas da Educação de Jovens e Adultos, nas 4 escolas municipais instaladas em pontos estratégicos da cidade até o dia 19, deste mês. O atendimento está sendo prestado de segunda a sexta-feira das 14h às 20h, onde os candidatos devem apresentar a documentação pessoal e comprovante de endereço.

            A Educação para Jovens e Adultos é voltada para atender pessoas a partir dos 15 anos, no Ensino Fundamental e a partir dos 18 anos, no Ensino Médio.

            Por este sistema, o estudante tem um melhor aproveitamento, realizando um ciclo de 4 anos em 2, inteiramente gratuito.

Locais de Matrículas:

- Profº Antônio Sicchierolli 

Rua Profº Laerte Barbosa Cintra, 929 – Jardim América – Tel. 9723-9219.

– Profº José Mário Faleiros 

Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jardim Aeroporto III – Tel. 3701-8922.

– Profª Maria Helena Rosa Barbosa 

Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jardim Redentor – Tel. 3703-0222.

– Profª Nair Martins Rocha 

Rua Padre Conrado, 1900 – Jardim Integração – Tel. 3723-6788.

Semi-Presencial 

            Uma outra opção de ensino para quem não dispõe de tempo para o aprendizado presencial é o Centro de Supletivo à Distância, cujas matriculas podem ser feitas durante o ano todo. Também gratuito, o estudante pode optar pela disciplina que pretende eliminar, se inscrever nela e retirar as apostilas para estudo em casa. No instante, em que se sentir seguro, ele marca o exame e faz a prova, eliminando aquela matéria e assim pode ir fazendo sequencialmente.

            O CESUM está instalado no Champagnat e mais informações podem ser obtidas no tel. 3711-9226.

Educação segue com atribuições de aulas na rede municipal

aulas

            A Secretaria Municipal de Educação segue realizando, no formato remoto, a atribuição de aulas e classes com seus educadores, com previsão de concluir esse processo no início da próxima semana, quando será a vez dos educadores musicais e de educação física. Esse procedimento teve início na última segunda-feira, com os educadores PEB I e da Educação de Jovens e Adultos e segue até esta sexta-feira, quando a atribuição está reservada para os professores de Educação Especial.

            A secretária da pasta, Márcia Gatti, disse que o nível de praticidade nas atribuições está permitindo uma maior agilidade, com atendimento de até 20 professores no período de uma hora, dentro do cronograma que foi previamente divulgado.  O trabalho começa todo dia pela manhã e vai até o final da tarde. 

            Ainda, segundo a secretária, este trabalho está sendo muito produtivo, onde os educadores contam com espaço para tirar suas dúvidas, dialogar com quem está conduzindo os trabalhos, inclusive com uma sala de espera e depois, têm o tempo suficiente para suas escolhas com tranquilidade.

            "A atribuição de aulas e classes está sendo realizada de maneira remota, utilizando a ferramenta de videoconferência Zoom Meet, sem nenhuma intercorrência até o momento", finalizou Gatti, já com o pensamento nos preparativos para a retomada das atividades letivas a partir da próxima semana, inicialmente, no formato virtual.

Educação inicia atribuição com especialistas e educadores municipais

 DSC 4110 copiar

            A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o processo de atribuição das aulas e classes para o ano letivo de 2021. A secretária da pasta, Márcia de Carvalho Gatti, explicou que o período da manhã foi reservado para as atribuições dos especialistas e que o processo ocorreu de forma tranquila.

            No período da tarde, o trabalho reuniu os profissionais PEB I e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A atribuição vai continuar  nesta semana, conforme o cronograma previamente divulgado. A secretária relatou que nesse formato de atribuição (de forma remota, com uso da ferramenta de videoconferência Zoom Meet) é um processo moderno e inovador que vale a pena ser replicado.

            Márcia Gatti relatou também ter acompanhado tudo de perto e todas as dúvidas apresentadas foram esclarecidas. Os educadores estão divididos em blocos, segundo a classificação, em dias e horários estabelecidos na portaria já divulgada. Para ter acesso a sala de atribuição, o professor já foi orientado e deve acessar o link via WhatsApp, enviado pela direção da escola. No ato da atribuição, o professor deve estar munido de documento de identificação original com foto, o qual deverá ser apresentado, remotamente ao servidor que estiver realizando a atribuição. 

            Caso, não haja o comparecimento em atribuição remota, no dia e horário estabelecidos, será realizado um único contato via WhatsApp e/ou telefone, pelo diretor da escola ou por um técnico da Secretaria de Educação. Caso o candidato não seja localizado, será atribuída vaga compulsória, a critério da comissão, ao final do processo.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais