Email  

Educação

Volta as aulas: Prefeitura roda 4,5 mil Kms/dia transportando alunos

      A secretaria municipal da Educação abre as portas das escolas municipais nesta terça-feira aos cerca de 17 mil estudantes matriculados e com isso, inicia uma frenética movimentação na sua estrutura administrativa que é movimentada diariamente a partir das 5h30 da madrugada. Essa operação envolve o transporte escolar, oferecido na malha urbana e rural, que atende 1,7 mil crianças, significando ao final do expediente, por volta das 18 h, o cumprimento de um percurso rodado pela frota que oferece esse serviço de quase 4,5 mil quilômetros rodados, ou seja, o equivalente a 3 viagens de Franca a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

      O secretário municipal da pasta, Edgar Ajax Filho lembra que essa é uma particularidade pouco conhecida, que somente aparece com destaque quando algum lugar deixa de ser atendido, mas é fundamental no objetivo maior de garantir um ensino com qualidade, aliado a outros aspectos igualmente importantes, como os educadores em sala de aula, merenda boa para os alunos, equipes de apoio bem preparadas e motivadas. Para garantir esse transporte eficiente o Departamento de Transporte e Logística opera uma estrutura parecida com a de um relógio, onde é necessário precisão nos deslocamentos.

      Conforme menciona o responsável por essa área, Elieser de Freitas, por volta das 6 h da manhã, de segunda a sexta-feira os veículos começam a circular, cada um de um ponto de referência e cumprindo uma das 49 rotas. O transporte oferecido gratuitamente é para levar e trazer de volta os alunos nos dois períodos, nas escolas estaduais e municipais. No Estado, a operação conta com 750 alunos atendidos e o restante 1.000, nas municipais.

      A estrutura é composta por 11 micro-ônibus, 20 ônibus e 22 vans e peruas kombis, cujas capacidades variam de acordo com a rota e o número de alunos atendidos. A partir dessa terça-feira, com a retomada das aulas, é natural que em alguns horários, pela manhã, por volta das 13 h e nos finais de tarde aconteçam um natural excesso de veículos nas vias públicas, por conta dessa movimentação atípica.

      As autoridades do trânsito reforçam o lembrete, para que os condutores redobrem seus cuidados, somente parem em faixas autorizadas e nunca em fila dupla perto das escolas.

Volta as aulas na Prefeitura ocorre terça-feira

      A secretaria municipal da Educação abre as portas de duas 56 escolas municipais para os alunos na próxima terça-feira, dia 6, quando reiniciarão se as aulas e o ano letivo de 2018. Mas a movimentação administrativa a interna nas unidades de ensino estão em andamento desde o final do mês de janeiro.

      Na segunda-feira, dia 5, as equipes de educadores já estarão nas escolas, trabalhando a organização, limpeza e o planejamento de trabalho. As aulas terão início efetivamente no dia seguinte, terça-feira. Ao todo os números atualizados até esta sexta-feira, indicavam que 16.846 crianças estão matriculadas, distribuídas da seguinte maneira:

12.124 no ensino fundamental

3.000 ensino pré II e 1.722 pré I.

      Estes números estão sujeitos a alterações, por conta de muitas matrículas e que estão sendo recebidas em algumas escolas e outras situações pontuais, de transferências de alunos de outras cidades. Isso estará ocorrendo no curso do mês de fevereiro, mesmo com as aulas em andamento.

Inscrições para Escola de Música

 

      A Prefeitura de Franca por meio da secretaria de Educação reforça que estão próximas as inscrições para o EMIM (Escola Municipal de Educação Musical), que conta com 16 áreas no total, de diferentes estilos e instrumentos musicais. As aulas serão oferecidas gratuitamente para crianças de 8 a 13 anos, e seus responsáveis devem comparecer à escola com a cópia do RG ou certidão de nascimento, e o número do RA da criança. As inscrições serão recebidas entre os dias 5 e 9 deste mês.

      A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização, estimula a criatividade, memória e concentração. Além de passar valores e respeito ao próximo por ser um trabalho realizado em grupo. As áreas de aprendizado são: bateria, banda de pop rock, coral infanto-juvenil, guitarra, musicalização, flauta doce, grupo de viola caipira, percussão, cavaquinho, teclado, prática de conjunto, violão, grupo de violão, leitura musical, contrabaixo e grupo de samba.

      As inscrições começam na próxima segunda, dia 5 e se estendem até o dia 9. Para os que tiverem interesse, é importante que confirmem a vaga logo nos primeiros dias pois estas se limitam a 160, sendo 80 no primeiro semestre e 80 no segundo semestre do ano.

      A EMIM está situada na Av. Champagnat, 1808, centro e as inscrições deverão ser feitas a partir das 8 h e até as 17h30. Mais informações, tel. 3711-9250, com Márcia Posterare.

 

 

Ação Social prepara expansão dos Centros Digitais

     A secretaria municipal de Ação Social continua empenhada no sentido de expandir para outros locais os Centros de Inclusão Digital. A experiência com a primeira unidade inaugurada há cerca de dois meses, na rodoviária de Franca está sendo positiva, atendendo alunos nos dois períodos. Nesse ambiente esse projeto da Prefeitura de Franca está oferecendo gratuitamente cursos de informática para iniciantes, permitindo acesso a pessoas que até então nunca tiveram contato com a máquina.

      Os cursos acontecem de segunda à quinta-feira. com três turmas ao longo do dia, que se limitam a oito pessoas por sala. Elas acontecem das 8 h às 9:30 h, das 9:30 h às 11 h e das 13:30 às 15 h, sendo realizada uma aula por semana. Qualquer pessoa interessada pode se matricular, sendo que a única observação é saber ler, pois é oferecido e muito utilizado um material com apostilas de ensino.

      Para a inscrição, deve-se comparecer à rodoviária localizada na Av. Sete de Setembro, 735, Res. Baldassari das 8 h às 11 ou do 12 h às 15 h.

Outros núcleos

      Este foi o primeiro Centro Digital já apto para as aulas, mas o projeto é expandí-los para os bairros, em especial mediante parcerias com Associações e Centros Comunitários. Com o suporte da Divisão de Tecnologia da Informação (TI), da própria Prefeitura, o próximo Núcleo deve ser aberto no Centro Comunitário do Jardim Paulista.

      Marcelo Tyde, diretor de Relações Comunitárias da secretaria de Ação Social, está em tratativas finais com o presidente da entidade do Jardim Paulista, Osmar Luiz Santos, o Osmarzinho. A pretensão com os equipamentos já disponibilizados, é montar uma escola para atender os moradores daquele setor leste da cidade. Alguns outros núcleos devem ser implantados em pontos estratégicos e serão confirmados oportunamente.

      Maiores informações, tel. 3711-9318, com Marcelo.

 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais