Email  

Educação

Estudantes da Rede Municipal participam das provas do Saresp e Saeb

pexels monstera 6238036 
     A Secretaria de Educação confirmou que cerca de 2.500 alunos dos 2º, 3º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino irão participar neste mês e início de dezembro, das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica),  estadual e federal, respectivamente.
     As avaliações do SAEB serão realizadas a partir desta sexta-feira, 19 até o início de dezembro, em dias e horários estabelecidos pelo INEP para a  aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental, por amostragem e para todos os alunos matriculados no 5º ano. 
    Já as provas do SARESP (Governo do Estado de São Paulo) estão marcadas para os dias 9 e 10 de dezembro, destinadas para os 2º e 3º anos, por amostragem, com questões de Língua Portuguesa e Matemática e para todos os estudantes dos 5º anos, incluindo também a disciplina de Ciências da Natureza. A estimativa é que cerca de 370 alunos dos anos iniciais participem das avaliações e 2.100 estudantes dos 5º anos.
    Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a participação dos alunos é muito importante, pois os resultados por escola, vão auxiliar os gestores municipais no monitoramento dos avanços e déficits registrados neste ano, principalmente, levando em consideração o período durante a pandemia, em que as atividades curriculares foram realizadas de forma on-line. "Com base nos resultados obtidos, teremos condições de desenvolver um planejamento de programas de formação continuada, além de estabelecer metas para a rede para o próximo ano letivo, voltadas a atender as necessidades dos estudantes, buscando a melhoria da qualidade educacional", explicou a secretária. Além disso, os resultados de aprendizagem apurados no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
 
 
Reforço escolar
     A Secretaria de Educação está desenvolvendo desde o mês de agosto, com a retomada gradual das aulas presenciais, um programa de Reforço Escolar, com atividades de apoio aos estudantes, visando enfrentar as defasagens de aprendizagem provocadas pelo período da pandemia, em que as escolas ficaram fechadas. O reforço no contraturno escolar está sendo oferecido em 34 escolas, atendendo a cerca de 2 mil alunos. 
     Também foi instituído o Projeto "Um dia diferente na escola”, onde os estudantes de todas as escolas municipais, durante um dia da semana, são reagrupados em novas turmas, de acordo com o nível de desempenho, para que os professores possam trabalhar as habilidades, que cada grupo precisa desenvolver nas disciplinas de Português, desde a alfabetização, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além de Matemática. 
     Desde o dia 9, deste mês, a Rede Municipal de Ensino voltou a atender, de forma presencial, 100% dos estudantes matriculados nas escolas e creches do município. 

Cerca de 28 mil estudantes retornam às aulas presenciais na Rede Municipal

DSC 0647 
     Os estudantes matriculados e atendidos pela Rede Municipal de Ensino retornaram nesta segunda-feira, 8, às salas de aula nas 56 escolas e 81 creches da cidade, em cumprimento as recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus, que resultaram no Decreto Estadual 65.597/2021 e a Deliberação CEE nº 204/2021, que tratam da obrigatoriedade da frequência de 100% dos alunos nas atividades presenciais.
Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que a retomada total das aulas nesta segunda foi tranquila para os cerca de 28 mil estudantes em toda a rede. 
     Ela aproveitou para garantir aos pais e responsáveis, que todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, estão sendo cumpridos rigorosamente, com a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o período (com substituição da máscara), a aferição de temperatura no momento da entrada dos alunos, a higienização constante das mãos e o uso de álcool gel, além das demais recomendações. As escolas deverão passar por limpeza e higienização para receber os estudantes, todos os dias antes e após as atividades presenciais. 
     A secretária destacou a importância dessa retomada, tendo em vista que a convivência com os colegas e professores é fundamental para a aprendizagem e a saúde mental dos alunos. "Vamos intensificar as propostas de recuperação, reforço e tudo o que for feito para o desenvolvimento das habilidades será muito importante", ressaltou Márcia Gatti. 
     A frequência é obrigatória para todos os estudantes. A exceção ficará para os alunos que apresentarem atestado médico, que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais. Para estes alunos, deverão ser providenciadas as atividades domiciliares, conforme previsto na Deliberação CEE nº 59/2006 e, se possível, manter o atendimento remoto.  As ações de busca ativa dos estudantes estão sendo intensificadas neste período. Os alunos que apresentarem sintomas de síndrome gripal ou outros relacionados à Covid-19, não deverão comparecer as escolas, sendo encaminhados para atendimentos médicos.      Todas as unidades de ensino submetidas à jurisdição do Conselho Estadual de Educação são obrigadas a registrar as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (SIMED). 

Escolas e creches municipais retornam 100% com aulas presenciais na próxima semana

DSC 8844 
     A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado nesta quarta-feira, destacando que as aulas e atividades presenciais, com 100% dos alunos nas escolas e creches municipais serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, 8.
     A partir desta data, será obrigatória a frequência dos estudantes nas unidades escolares, em cumprimento as recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus, que resultaram no Decreto Estadual 65.597/2021 e a Deliberação CEE nº 204/2021, que trata da retomada das aulas e atividades presenciais da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental, Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.       A exceção ficará para os estudantes que apresentarem atestado médico, que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais. Para estes alunos, deverão ser providenciadas as atividades domiciliares, conforme previsto na Deliberação CEE nº 59/2006 e, se possível, manter o atendimento remoto. As ações de busca ativa dos estudantes deverão ser intensificadas neste período.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a partir desta quinta-feira, as equipes escolares farão um trabalho de orientação e conscientização junto aos pais e responsáveis sobre a obrigatoriedade da frequência de 100% dos estudantes, nas aulas presenciais, simultaneamente, a partir do próximo dia 8.
     A secretária aproveitou para enfatizar que, assim como ocorreu em todas as etapas do Plano de Retomada Gradual das Aulas Presenciais, a partir de agosto, todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, permanecerão sendo cumpridos, com a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o período (com substituição da máscara), a aferição de temperatura no momento da entrada dos alunos, a higienização constante das mãos e o uso de álcool gel, além das demais recomendações. As escolas devem passar por limpeza e higienização para receber aos estudantes, todos os dias antes e após as atividades presenciais.       Os alunos deverão levar garrafas de água para reposição nos bebedouros durante o período em que estiverem nas escolas e creches. Sempre que for possível, deverão ser priorizadas as aulas e atividades ao ar livre. Os intervalos e os recreios deverão ser realizados, com revezamento das turmas em horários alternados.
     Ainda de acordo com Márcia Gatti, os alunos que apresentarem sintomas de síndrome gripal ou outros relacionados à Covid-19, não deverão comparecer as escolas e deverão ser encaminhados para atendimentos médicos. Todas as unidades de ensino submetidas à jurisdição do Conselho Estadual de Educação são obrigadas a registrar as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (SIMED). 

Espaço de Difusão fará exposição ‘Ciência no Shopping’

pexels pixabay 256262 
     O Museu da Ciência de Franca, equipamento vinculado ao Centro de Difusão Científica, instalado no antigo Colégio Champagnat, prepara a realização em conjunto com a direção do Franca Shopping, da exposição ‘Ciência no Shopping’, a partir do dia 3 de novembro.  O evento está inserido nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovações (SNCT), que foi criada em 2.004, com objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil. 
     A população terá acesso entre os dias 3 e 7 de novembro, a diferentes experimentos, que serão expostos numa área interna e até fazer uso de um telescópio, que será instalado na parte externa.
     Com a difusão de exposições com esse foco, o Museu da Ciência busca contribuir para o fortalecimento do ensino, especialmente os estudantes dos Ensinos Fundamental I e II, Médio e Educação Tecnológica, não formal e informal, divulgando o conhecimento científico e tecnológico. Haverá equipes oferecendo orientações e fazendo o monitoramento. "O evento preparado no Franca Shopping, terá como temática a História da Energia e contará com alguns equipamentos, além do telescópio, como a alavanca e cadeira giratória e outros experimentos", relata a gestora do Espaço de Difusão, Sandra Falbo Pereira da Silva. 
     O funcionamento será nos horários habituais do Franca Shopping, das 10h às 22h.

Matrículas antecipadas para o 1º ano do Ensino Fundamental terminam nesta sexta-feira

DSC 7204 
       A Secretaria de Educação alertou que termina nesta sexta-feira, 29, o prazo para a efetivação das matrículas antecipadas para o 1° ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2.022, na Rede Municipal de Ensino, destinadas às crianças que irão completar 6 anos, nascidas no período de 01/04/2015 a 31/03/2016. Os cadastros foram iniciados no último dia 25. 
      Os pais poderão efetuar as matrículas nas escolas municipais, das 8 às 17h, apresentando os documentos originais e cópias da certidão de nascimento e carteira de vacinação do aluno, CPF, RG e comprovante de residência do responsável.  
      As rematrículas dos alunos que frequentarão a Educação Infantil- Fase 2 e o Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, ocorrerão nas escolas municipais, em tempo oportuno, neste mês e em novembro, conforme orientações que serão divulgadas em breve. Em casos de transferência, o responsável poderá concluir a solicitação em janeiro de 2.022.
      Confira abaixo a relação das escolas municipais: 
 
REGIÃO NORTE 
 
Sede: EMEI Prof. Walter Costa
      Rua Emílio Bruxelas, nº 3556 – Parque São Jorge
⦁ EMEI Prof. Agnelo Morato Júnior - Jardim Guanabara
⦁ EMEB Profª. Odette do Nascimento - Parque dos Pinhais
 
Sede: EMEI Prof. Nicanor Xavier da Cunha
      Rua Ana Aguilar, nº 1601 – Nova Franca
⦁ EMEI Prof. Sabino Loureiro - Vila Santa Terezinha 
 
Sede: EMEB Profª. Sueli Contini Marques
      Rua Mamede Silva, nº 2771 – Jardim Tropical
⦁ EMEI Prof. João Luís Garcia – Jardim Tropical
 
Sede: EMEB Profª. Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna 
      Rua Erothildes Teodoro Pereira, nº 1060 – Parque Vicente Leporace III
⦁ EMEI Profª Haidêe Marquiafave - Jardim Portinari
 
Sede: EMEB Prof. Florestan Fernandes
      Rua Raquel Jacintho Mesquita, nº 900 – Jardim Vera Cruz
 
Sede: EMEB Profª. Olívia Corrêa Costa
      Rua Antônio Miras Molina, nº 4700 – Jardim Paineiras
 
Sede: EMEB Profª. Maria Brizabela Bruxellas Zinader
      Rua Wilson David, nº 2640 – Jardim Luiza
 
Sede: EMEB Prof. Mitermair Alves Barbosa
      Rua Maria de Fátima Cáceres Mercuri, nº 3185 – Jardim Luiza II
 
Sede: EMEB Prof. Aldo Prata
      Avenida São Pedro, nº 601 – City Petrópolis
 
Sede: EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento CAIC
      Rua José Gianesella, nº 581 – City Petrópolis
 
Sede: EMEB Profª. Ana Rosa de Lima Barbosa
      Rua Waldomiro Gonçalves, nº 191 – Parque do Horto
 
Sede: EMEB Profª. Maria Ângela David Henrique dos Santos 
      Avenida Paulo Duarte, nº 235 – Parque Vicente Leporace I
⦁ EMEI Profª. Izaura Cunha Nunes – Parque Vicente Leporace II
 
 
REGIÃO SUL
 
Sede: EMEB Frei Germano de Annecy
      Rua Fued Zacarias Cury – nº 1230 – Parque Progresso
⦁ EMEI Profª Elenita Mazzota de Oliveira - Jardim Ângela Rosa
 
Sede: EMEB Profª. Vanda Thereza de Senne Badaró
      Rua Alfonso Sanches Simon, nº 301 – Recanto Elimar II
 
Sede: EMEB Prof. Paulo Freire 
      Rua Luciano Villaça, nº 1102 – Jardim Aviação
⦁ EMEI Prof. Antônio Reginald Bove - Jardim Alvorada
 
Sede: EMEB Prof.  Hélio Paulino Pinto 
      Rua Urias Alves Taveira, nº 6309 – Residencial Ana Dorotéia
 
Sede: EMEB Profª. Maria Antônia Stevanato Reis
      Rua Amaury Rangel, nº 5880 – Jardim Paraty
 
Sede: EMEB Prof. Antônio Manoel de Paula
      Avenida Gabriela Almeida de Pirajá, nº 671 – Jardim Aeroporto II
⦁ EMEI Profª. Maria de Lourdes Lima Pelizaro - Jardim Aeroporto II
 
Sede: EMEB Prof. Fausto Alexandre de Souza Teodoro 
      Rua Carlos Maranha, nº 2021 – Jardim Santa Bárbara
 
Sede: EMEB Prof. José Mário Faleiros 
      Rua Leonardo Fernandes Martins, nº 1971 – Jardim Aeroporto III
 
Sede: EMEB Profª. Christianne Dezuani Dias de Oliveira
      Rua Maria de Lourdes Magrin do Val, nº 6100 – Vila Real
 
 
REGIÃO LESTE
 
Sede: EMEB Prof. Marilourdes Figueiredo Iara
      Rua Horácio Saturi, nº 350 – Jardim Panorama
⦁ EMEB Profª Milton Alves Gama – Jardim Paulistano
 
Sede: EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges
      Rua Cândido Carlos de Mello, nº 2860 – Jardim do Éden
 
Sede: EMEB Profª. Luzinete Cortez Balieiro
      Rua Eunice Carmen Gonçalves Rodrigues, nº 2555 – Jardim Palestina
 
Sede: EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein
      Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321 – Jardim Piratininga
⦁ EMEI Profª Maria Luzia de Andrade Barcellos - Jardim Paulista
 
Sede: EMEB Prof. César Augusto de Oliveira 
      Avenida Major Elias Motta, nº 1830 – Jardim Brasilândia
⦁ EMEI Profª Maria Avelar Meneghetti - Jardim Bueno
 
 
REGIÃO OESTE
 
Sede: EMEB Prof. Augusto Marques 
Rua Água Santa, nº 500 – Vila Nova
⦁ EMEI Profª. Maria Helena Teixeira - Jardim Francano
 
Sede: EMEB Anor Ravagnani
Rua Geraldino Augusto Machado, nº 181 – Parque das Esmeraldas
⦁ EMEI Profª. Maria Tereza Bártoli – Vila Santa Helena
 
Sede: EMEB Profª Dorotea Paulino Ferro
Rua Joaquim Machado, 580 – Jardim Paulo Archetti
 
Sede: EMEB Prof. e Escritor Nelson dos Santos Damasceno
Rua Cândido Francisco Pires, nº 4000 – Jardim Bonsucesso
 
Sede: EMEB Prof. Domênico Pugliesi
Rua Santa Luzia, nº 3421 – Santa Maria
 
Sede: EMEB Profª. Etelgina de Fátima Viveiros
Rua Pedro Silveira, nº 2915 – Residencial Júlio D’Elia
⦁ EMEB Profª Guiomar Ferreira Silva – Jardim Martins
 
Sede: EMEB Profª. Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaides Eurípedes Eleutério, nº 2505 – Jardim Pulicano
 
 
REGIÃO CENTRO
 Sede: EMEB Profª Emília de Paula Tarantelli
Rua Prudente de Morais, nº 450 – Cidade Nova
 
⦁ EMEI Profª Maria Pia Silva Castro - Vila Nossa Senhora das Graças
⦁ EMEI Prof. Otávio Martins de Souza Júnior - Bairro São José
⦁ EMEI Profª Izanild Paludeto Silva - Cubatão/Centro
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais