A Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), vem realizando um levantamento e ampliando a colocação de abrigos em novos pontos de ônibus na malha urbana. O objetivo é melhorar as condições de conforto dos usuários e nas últimas semanas pelo menos em oito locais esses dispositivos foram instalados, sem contar aqueles no novo ponto na rua General Carneiro, que substituiu o antigo que havia em frente ao Museu Histórico.
Esses novos foram instalados com recursos próprios, mas a Empresa Municipal lembra que está aberta para parcerias, onde terceiros podem patrocinar a colocação de mais abrigos e de contrapartida recebem o direito por tempo indeterminado, de difundir suas marcas numa placa padrão que existe em cada ponto. O custo de uma estrutura de cobertura metálica em média é de R$ 2,4 mil, incluído despesas de plotagem e desenvolvimento da arte.
A manutenção depois de instalada é da empresa concessionária do transporte coletivo. Além da área central, foram colocadas estruturas cobertas e com iluminação solar (fotovoltaica) em pontos existentes nas Avenidas Miguel Sábio de Melo, Brasil e Presidente Vargas, entre outras. Um estudo está em andamento, buscando em breve ser iniciada uma revitalização geral. Atualmente as informações dão conta da existência de 130 abrigos com coberturas e assentos para 4 a 5 pessoas, sendo que em alguns locais há espaços reservados para pessoas com deficiência e cadeirantes.
Para maiores informações e parcerias, contatos na Emdef-Terminal, tel. 3720-5023, com Luciano.