As fortes chuvas dos últimos dias, especialmente a registrada no final da tarde e começo da noite de domingo, ocasionaram estragos na pavimentação de ruas e avenidas, quedas de árvores, transbordamento de córregos, dentre outros, o que exigiu a mobilização das equipes de emergência da Prefeitura, contando com o suporte do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Não houve o registro de vítimas, informou a Guarda Civil Municipal que esteve presente desde o início do temporal em diversos pontos da cidade.
Ainda pela madrugada, as providências de emergência continuavam sendo tomadas, com sinalização e isolamento de locais afetados, envolvendo equipes da Defesa Civil, percorrendo ruas e avenidas onde ocorreram os estragos de maior proporção. Na confluência dos Córregos Cubatão e Espraiado, entre os Jardins Lima e Consolação, foram constatados, em razão da força das águas, a queda da estrutura de proteção que margeia os dois canais, com o assoreamento em grande escala alguns metros abaixo, sob o viaduto da Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.
As equipes de manutenção prontamente começaram o trabalho de contenção nesse local e também na Av. Miguel Sábio de Melo, proximidades do Clube Castelinho, onde um muro em uma das laterais desabou. O intuito com a contenção era evitar que desmoronamento das laterais comprometesse as pistas de tráfego. Ainda na Av. Ismael Alonso e Alonso, duas estruturas de proteção de pontes foram arrancadas pelas forças das águas.
Ainda na Avenida Ismael Alonso e Alonso, na altura em que se juntam os Córregos Cubatão e Espraiado, nas proximidades do prédio ‘Esqueleto’, a Guarda Civil também fez uma nova interdição, devido a estragos na ponte.
Nesse mesmo local, junto com os serviços de contenção, as equipes de limpeza utilizaram caminhões pipas para a remoção de toda lama, que tomou parte das vias públicas.
Emdef recupera trechos danificados
Equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) atuaram nesta segunda-feira, nos serviços de limpeza e recuperação de trechos danificados em virtude das fortes chuvas registradas neste domingo. Os trabalhos foram executados nas Avenidas Ismael Alonso e Alonso (abaixo da Cachoeira), Paulo Roberto Cavalheiro Coelho, no Recanto Elimar e Parque Progresso, Nelson Nogueira, proximidades da UPA do Anita, na Miguel Sábio de Melo, nas imediações do Castelinho.