A Estação Integração Sul construída na Avenida Champagnat e entregue pela Prefeitura/Emdef na última terça-feira, 31, mais que um simples ponto de embarque e desembarque de passageiros passou a ser um local facilitador da locomoção de usuários para os mais diferentes pontos da cidade. Mediante estudos sobre os itinerários dos ônibus que circulam por aquele setor da cidade e as maiores necessidades dos passageiros, foram feitos alguns remanejamentos de modo que a Estação Integração está atendendo 8 linhas, das quais 4 radiais, 3 circulares e uma do Trabalhador, com linha direta ao Distrito Industrial.
Dessa Estação Integração, sem passar pela área central, tendo como destino locais de grandes demandas por serviços, como Universidades, Prontos-Socorros, Hospitais do Câncer e do Coração, Regional e Unimed/São Joaquim, Secretaria de Saúde, Sabesp, entre outros. Estimativas feitas pela direção da Emdef, que faz a gestão do transporte coletivo na cidade indicam que 22 ônibus circularão pelo local por dia, realizando em torno de 350 corridas e transportando por dia em torno de mil usuários.
O local todo iluminado, com cobertura nas duas pistas (centro - bairro e no sentido inverso), conta com uma baia de recuo que comporta até dois ônibus e respectivos bancos, proporcionando mais proteção e conforto aos passageiros. O equipamento foi construído a partir do começo de dezembro pela empresa de ônibus, como parte das exigências contidas na renovação do contrato de concessão firmado pela Prefeitura no meio do ano.
A proposta é avançar essas construções, dotando as outras 3 regiões da cidade ( Norte, Leste e Oeste), com a mesma estrutura de Estação Integrada e na medida do possível, com linhas prioritárias passando por aqueles locais em que as pessoas mais necessitam de atendimento. A futura estrutura a ser erguida ocupará uma área já reservada pela Prefeitura, no canteiro central da Avenida Integração, próximo ao Parque de Exposições “Fernando Costa”, na Vila Chico Júlio (Estação Integração-Norte).