A intensa chuva registrada na cidade, na última terça-feira, 31, causou estragos e demandou a pronta intervenção de equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal.
A maior incidência de registros envolveu inundações nas avenidas Doutor Ismael Alonso y Alonso, Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho. Nessa última, houve danos no asfalto, sendo necessária a interdição parcial e trabalhos das equipes do Meio Ambiente e da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). Ainda na manhã de quarta-feira, 1º de fevereiro, o asfalto foi recuperado e o trânsito normalizado.
Além desse trabalho da secretaria e da Emdef, a Guarda Civil Municipal colaborou com a interdição das avenidas Ismael Alonso y Alonso e Hélio Palermo e atendeu ao desabamento de muro de uma residência, sinalizando os locais e garantindo a segurança dos motoristas, motociclistas e transeuntes.
Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, informou que a Prefeitura está buscando soluções para as enchentes e alargamento do córrego Cubatão. “Temos um projeto na ordem de R$ 14 milhões, na área do viaduto Dona Quita e estamos pleiteando os recursos, junto à Defesa Civil do Estado de São Paulo. Paralelo a essas tratativas, temos um trabalho constante de limpezas de bocas de lobo obstruídas e manutenção”, disse o secretário, que enfatizou a importância da população destinar os resíduos de forma correta, evitando que esses materiais sejam encaminhados para as redes de galerias.
Chuvas continuam até sexta
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foram 75 milímetros de água, que caíram sobre a cidade nesta terça, sendo que 63,8 milímetros em apenas uma hora. A previsão da Defesa Civil é que as chuvas continuem até sexta-feira, 3.