Para iniciar da melhor a semana depois de estrear domingo último, dia 6, com passagens de ônibus a R$ 1,00, a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), que faz o gerenciamento do transporte urbano na cidade abriu a partir dessa terça-feira, o Terminal ‘Airton Senna’, para acolher o projeto Roda do Livro e sua ‘Geladeiroteca’. É um espaço de saber e conhecimento, onde os milhares de usuários do serviço de transporte, nos seus instantes de espera no terminal, poderão acessar os livros gratuitamente nessa ‘Geladeiroteca’ e aprofundar seus conhecimentos sobre temas variados.
O projeto Roda do Livro lançado por um grupo de mulheres empenhadas em oferecer sua contribuição com algo diferenciado ao público, foi lançado em Franca a pouco mais de dois anos. E até então estava presente em três locais, no Shopping Franca, Hospital do Câncer e Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’. A partir de entendimentos com a direção da Emdef, foi reservado um espaço e programado o lançamento da ‘Geladeiroteca’ no terminal, fato ocorrido na manhã dessa terça-feira.
Junto com o presidente da Emdef, Marcos Haber e do gerente de transporte, Luciano Marangoni, estiveram algumas das idealizadoras do projeto, Elaise de Melo, Rita Moscardini e Maria Luiza Salomão. Mas esse é um projeto que tem também as participações de Regina Figueiredo e Tânia Liporoni, entre outros colaboradores. Segundo as informações, a acolhida até o momento tem sido a melhor possível, mas é preciso haver uma conscientização maior das pessoas em retirar os livros e devolverem, de modo que outras também tenham acesso.
E da mesma forma que retirem os livros, que também façam doações, deixando os materiais numa espécie de gavetão em cada geladeira. Essas doações serão catalogadas e identificadas com o carimbo e colocadas novamente à disposição. Com a iniciativa um dos objetivos é fomentar entre as pessoas o hábito da leitura e no Terminal Central, a novidade passou a ser uma opção saudável de aprendizado para usuários de todos os setores da cidade.
A Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Jr’, que tem dentre suas funções, estimular o hábito da leitura, acompanha e contribui com esse projeto, oferecendo dentro das condições, peças de seu acervo para esses espaços descentralizados. E orienta que os leitores em geral, revirem seus guardados e compartilhem com o público aquilo que já leu e não utiliza mais.