O Parque dos Trabalhadores de Franca, que recentemente passou por uma completa revitalização, está recebendo serviços no sistema de drenagem e galerias.
As obras, que estão sendo executadas pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), têm o objetivo de captar e ordenar o direcionamento das águas de chuvas, de maneira a prevenir os problemas de assoreamento.
Além da nova rede de galerias, com pouco mais de 200 metros de extensão, estão sendo construídos poços de visitas, dispositivos que facilitam o trabalho de manutenção e limpeza das bocas de lobo.
Uma parte desta tubulação de concreto, que está sendo implantada, tem o diâmetro de 400 milímetros, outra de 800 mm, 1000 e 1.200 mm, respectivamente. Ainda, conforme consta do projeto, também serão instaladas duas bocas de lobo combinadas em dupla, 8 poços de visita (PVs), uma bacia de contenção com vertedouro, monge (dispositivo de saída do excesso de água) e dissipador. Os valores investidos são de R$ 641,6 mil, com previsão de entrega até o final deste ano.
Atualmente, sob a gestão da Associação Educacional Ecológica Amigos do Rio Canoas, credenciada em Chamamento Público, o Parque dos Trabalhadores 'Papa João Paulo II', funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 21h, nos finais de semana e feriados, das 6 às 20h, oferecendo amplos espaços de convivência, pista de caminhada, quadras de esportes, de areia, uma represa e quiosques, onde as pessoas podem realizar seus encontros de fim de semana.
O local tem recebido manutenção constante das equipes, com podas do gramado e higienização diária de outros equipamentos, como sanitários para uso dos frequentadores. No local é mantida vigilância monitorada 24h.