De Folias de Reis, Congada, Música Caipira a Ballet e Coral, atrações culturais aliadas a muitas opções de comidas típicas de Minas Gerais, a 1ª edição da Festa do Mineiro foi um sucesso de público, agradando a todos que compareceram ao Parque Fernando Costa no domingo, 27 de agosto. Organizada pela Prefeitura de Franca através da Divisão de Cultura e Divisão de Esportes da FEAC – Fundação do Esporte, Arte e Cultura de Franca – a Festa do Mineiro é a parte festiva do Dia do Mineiro, lei municipal aprovada em 1989 pela Câmara e que está inserida, a partir deste ano, no Calendário Oficial do município, para fortalecer ainda mais os laços de amizade e culturais entre francanos, mineiros moradores em Franca e nas cidades vizinhas, filhos de mineiros aqui nascidos e o estado de Minas Gerais. O Dia do Mineiro é celebrado sempre no último domingo do mês de agosto.
A confraternização começou às 8h da manhã, com um cortejo de dezenas de participantes caminhando pela Avenida Chico Júlio, com animação de um trio elétrico e Companhias de Reis de diversas origens. Já no Parque Fernando Costa, local devidamente preparado para o evento, as companhias tiveram a oportunidade de divulgar seu trabalho, entretendo o público com repertórios variados e baseados na fé Cristã.
Na parte de artesanato, artesãos ligados ao FUSSOL – Fundo Social de Solidariedade –, que habitualmente participam da Feira de Artesanato “Franca, Feito a Mão”, enriqueceram a festa com várias peças fabricadas especialmente para a ocasião. As comidas típicas não poderiam faltar e diversos comerciantes da cidade, que atuam legalmente no setor de alimentação da cidade, montaram seus quiosques na praça montada exclusivamente para esse fim.
Estimativas dos organizadores indicam que mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque Fernando Costa. O prefeito Gílson de Souza lá esteve e foi bastante saudado, uma vez que foi ele, enquanto vereador na cidade, o autor da lei que instituiu o Dia do Mineiro.
Segundo Gilson de Souza, o evento será ainda mais forte no próximo ano, e avisou que durante a festa em 2018 será fabricado o maior queijo do mundo, colocando o evento no Livro de Records Mundiais, o Guinness. Segundo o prefeito, a festa tem um propósito maior do que ser apenas um entretenimento, pois serve de instrumento de confraternização e aproximação da cidade de Franca com os municípios da região, notadamente aqueles que estão no território mineiro. Após circular pelas dependências da festa e conversado com dezenas de pessoas, Gilson de Souza fez um pronunciamento saudando a equipe organizadora, grupos e artistas que se apresentaram, afirmando que, para os próximos anos, serão oferecidas mais atrações e atividades para os frequentadores.
Passaram pelo Parque Fernando Costa os vereadores Claudinei da Rocha, Carlinhos Petrópolis e Nirley de Souza; o secretário municipal da Educação Edgar Ajax Filho, o presidente da FEAC Marlon Centeno, o deputado estadual Adilson Rossi, entre outras autoridades. Por volta das 11h houve uma pausa para reflexão, com a celebração de missa campal conduzida pelo padre Antônio de Pádua (Toninho). O evento foi encerrado no início da noite com exibições do grupo de Congada “Os Marinheiros de Franca”, do grupo de Folia de Reis “Irmãos Fernandes” e, fechando o evento, a apresentação do Trio Silverado.