Ano a ano, o Passeio Franca/Restinga, que teve início na década de 1980, tem se consolidado como um evento que a população já incluiu em seu calendário de lazer e esporte, participando com entusiasmo aumentado a cada ano que passa. E a organização acompanha o interesse das pessoas, oferecendo mais atrações e mais atividades esportivas, incluindo uma corrida de 10km – que teve recorde de atletas este ano com mais de 900 inscritos –, contando também com categoria especial ACD (Atletas com Deficiência).
Na área esportiva, somadas ao tradicional passeio a pé, fizeram parte das atividades o passeio ciclístico e o passeio de skate. Nas atrações culturais e artísticas, trios elétricos acompanharam os caminhantes e, em Restinga, um palco montado na charmosa e pitoresca praça central, recebeu artistas da cidade e convidados para alegrar os participantes.
Dentro da logística da organização, os primeiros a largar da Avenida Severino Tostes Meirelles, em Franca, foram os corredores ACD, às 7h30, em seguida os mais de 900 inscritos na corrida, depois as bikes, seguidas dos skatistas e patinadores e, por fim, as mais de 30 mil pessoas que se dispuseram a acordar cedo e aproveitar um domingo de clima ameno e céu azul.
A premiação aos vencedores da corrida 10k, foi realizada na chegada em Restinga e teve, subindo ao palco, juntamente com os atletas premiados, o prefeito de Restinga Amarildo Tomas do Nascimento, acompanhado de alguns vereadores da cidade, 3 secretários do governo municipal de Franca, entre eles, o presidente da FEAC – coorganizadora do Passeio – Marlon Centeno, a Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha, que participou da corrida 10k e conquistou o 3º lugar em sua categoria, e também o Secretário Edgar Ajax, da Secretaria de Ação Social. Ainda pela prefeitura de Franca e por parte da FEAC, estiveram presentes o diretor da Divisão de Esportes Ricardo Pereira e a Coordenadora de Esportes Marysol Gaudenzi, supervisionando com muito profissionalismo todo o desenrolar da parte esportiva.
Muito bem organizado, com muita segurança e apoio aos participantes, as cidades de Franca – através da Divisão de Esportes da FEAC – e Restinga, organizadoras do 35º Passeio Franca/Restinga, merecem aplausos pelo sucesso do evento.