Aconteceu neste fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2021, em Caxambu, Minas Gerais. Ao todo, participaram das competições, 10 atletas, alunos de Franca, com idades de 10 a 17 anos. Destes, quatro alcançaram uma classificação na competição.
O aluno Ravy Diniz ficou em 3° lugar na categoria sub-12 e na categoria feminina, a vice campeã foi a francana Larissa Vitória Xavier, na sub-15, junto com as meninas, Maria Cecília Alves, vice-campeã e Maria Luiza Bernardino, como 3° colocada no sub-16.
A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) oferece à população, várias modalidades esportivas gratuitas, entre elas estão as aulas de xadrez e damas iniciadas neste ano para crianças e adultos, com idade mínima de 7 anos. As aulas são ministradas no Centro Municipal de Xadrez, localizado no Complexo Poliesportivo, na antiga sala da Divisão de Esportes. Atualmente, este programa atende cerca de 130 alunos, com aulas de segunda a sábado, em horários alternados, nos períodos da manhã, tarde e noite.
Leonardo Arduini, um dos professores neste projeto, comenta que o objetivo de estender os horários, com a inclusão de aulas no período noturno, foi para melhor atender tanto os interessados na modalidade, quanto suas famílias, buscando incentivar a visitação dos mesmos ao local pois, enquanto os alunos participam das aulas, os responsáveis podem praticar esportes.
Os interessados em participar das aulas de xadrez poderão se inscrever, diretamente, no site da Prefeitura pelo link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml ou comparecerem ao Centro Municipal de Xadrez, que fica na rua dos Pracinhas, 510, Residencial Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h.