Com as mudanças na fase de transição do Plano São Paulo de combate à Covid-19, o Arquivo Histórico Municipal, que funciona no Colégio Champagnat, reabriu suas portas para atendimento presencial nesta segunda-feira, 10. Além disso, passa a contar com uma novidade nesta semana, um novo scanner.
O aparelho foi adquirido pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) a pedido do presidente, Mateus Caetano, já que o anterior estava danificado há mais de um ano. “É muito importante ter esse equipamento para os funcionários e pesquisadores que vão até o Arquivo, ainda mais agora, com o retorno dos atendimentos presenciais com 25% da capacidade, já que antes atendiam apenas por telefone, e-mail ou agendamento”, explicou Mateus.
Com o novo scanner, será possível fazer a digitalização de documentos históricos com todos os cuidados necessários, já que alguns deles possuem quase 200 anos e não podem ser submetidos à digitalização comum.
Para o escriturário Wanderlei Pereira, historiador que trabalha no Arquivo há 14 anos, o scanner será de imensa utilidade. “Estávamos há bastante tempo sem. Agora, poderemos atender com excelência aqueles que dependem do Arquivo Histórico para estudos, pesquisas, reportagens e outras vertentes de trabalho, garantindo a preservação de forma adequada.”
O Arquivo Histórico fica na avenida Champagnat, 1808, no Colégio Champagnat. Para mais informações, ligue (16) 3711-9215.