A comitiva de Franca, composta por 96 pessoas entre atletas e comissão técnica, viaja na noite dessa sexta-feira para Matão, onde participará dos 23º Jogos Regionais do Idosos (Jori). Cerca de 57 cidades estarão presentes e pelo menos 2,5 mil atletas, cujas disputas seguirão até a próxima terça-feira, 27.
O Congresso Técnico dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) foi realizado na terça-feira última no auditório da OAB, onde duas dirigentes da Prefeitura estiveram presentes. Essa será a sexta etapa da 23ª edição do evento, que terá no começo da noite uma recepção e um café de confraternização das delegações. A abertura solene será sábado (24), às 9 horas, no ginásio de esportes “Décimo Chiozzini”. As competições acontecerão até a próxima terça-feira com encerramento neste mesmo dia.
A realização é da Prefeitura de Matão e sua Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, e do Governo do Estado de São Paulo. A expectativa dos organizadores é de receber aproximadamente 2,5 mil atletas disputando em sete categorias diferentes, divididas por faixa etária, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
O regulamento prevê participação de idosos a partir dos 60 anos de idade. Já foram realizadas cinco etapas do Jori em 2019, sendo elas nas cidades de São Sebastião, Sorocaba, São João da Boa Vista, Santa Fé do Sul e Itapecerica da Serra. Além de Matão (sexta etapa), as próximas etapas serão em Lençóis Paulista e Andradina. Como palco da final, Jundiaí sediará a competição em novembro.
Franca estará presente no masculino e feminino com as modalidades de atletismo, buraco, tênis de mesa, coreografia e vôlei adaptado; no feminino equipe de dama; masculino na bocha, natação e malha.