A Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’ tem registrado um movimento crescente neste começo de ano, tornando-se uma ótima opção de lazer e entretenimento neste período de férias. A unidade conta com um acervo composto por mais de 57,3 mil exemplares, que inclui clássicos da literatura, livros infantojuvenis, lançamentos de autores contemporâneos, nacionais e internacionais e autores locais.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, a Biblioteca dispõe de sala de leitura, espaço kids para as crianças e um ambiente para breves consultas, leituras e pesquisas. Junto com os diversos títulos disponíveis, também são colocadas à disposição, algumas publicações impressas de jornais e revistas, gratuitamente, na sala com as mesas de leitura. O local disponibiliza também computadores, com internet gratuita para a consulta dos usuários. No espaço infantojuvenil, as crianças têm diversão garantida com a Gibiteca, com itens da Turma da Mônica, Mangás, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Turma da Mônica Jovem, HQ da Marvel e com jogos da brinquedoteca.
Uma equipe treinada oferece todas orientações, com sugestões de opções de leitura, de acordo com o gosto de cada visitante, inclusive realizando cadastro de novos leitores e empréstimos. Para isso, é necessário que a pessoa interessada se apresente com um documento pessoal e o comprovante de endereço. O empréstimo é gratuito e o prazo para entrega é de 15 dias, dois livros de 30 dias, podendo ser renovado caso se não livros da lista de vestibulares.
Também é possível conferir o acervo de forma on-line pelo endereço eletrônico: www.franca.sp.gov.br/pmf-bibliotecario
Nos últimos meses, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a quem está vinculada, a Biblioteca fez a aquisição de novos títulos, dentre os quais podem ser destacados:
-A livreiro de Paris, Kerri Maher;
- A vestida, Eliane Alves Cruz;
- A vida não é útil, Ailton Krenak;
- Alice no país das Maravilhas, Lewis Carroll;
- Amada, Toni Morrison;
- As aventuras de Mike v. 3 e 4 , Habriel Dearo;
- Deixe de ser pobre, Eduardo Felberh;
- identidades cruzadas, Harlan Coben;
- Ela fica com a garota, Rachel Lippincott;
- Irmãos Karamazov, Fiodor Dostoievski;
- O amor não é óbvio, Elaine Baeta;
- O peso do pássaro morto, Aline Bei;
- O poder do silêncio, Eckart Tolle;
- O pequeno dragão, Pedro Bandeira;
- Você precisa se acalmar, Sarb Johal.
A Biblioteca Municipal está instalada no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808 - Centro).