A decoração de Natal do Colégio Champagnat será inaugurada nesta sexta-feira com uma programação especial
A decoração de Natal do Colégio Champagnat será inaugurada nesta sexta-feira com uma programação especial
O Grupo Mulheres do Brasil promoverá no próximo domingo, 8, a 3ª “Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Franca, está marcado para às 9 horas com concentração na Praça Concha Acústica percorrendo um percurso até a Escola Estadual “João Marciano de Almeida”, na av. Presidente Vargas.
Segundo os organizadores, as mulheres vestirão uma camiseta laranja, a qual é a cor dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A caminhada também programada para acontecer em outras cidades do país como forma de conscientizar a importância de se lutar contra a violência. A inscrição pode ser feita com antecedência pelo link: http://www.grupomulheresdobrasil.org.br/caminhada/.
A caminhada envolverá participantes de várias cidades no Brasil tais como: Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Recife, Fortaleza, Brasília, João Pessoa, Goiânia, Salvador, entre outras. E ainda no exterior como Alemanha, França, Inglaterra, entre outros.
Para Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a caminhada deste domingo mobilizará uma grande quantidade de pessoas com o objetivo de colocar um basta aos índices vergonhosos da violência contra as mulheres. “Não podemos mais aceitar que o Brasil ocupe o 5º lugar nesse triste ranking mundial do feminicídio, em que uma mulher é morta a cada duas horas e em que há um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de todos e todas por uma causa global”, disse Luiza Helena, via assessoria de imprensa.
Nesta sexta-feira, 6, às 20 horas, acontecerá o Sarau Prosa e Poesia – João Guimarães Rosa nas janelas da Academia Francana de Letras (AFL). A apresentação ficará por conta dos alunos da Escola Hélio Palermo. O sarau abordará apresentações musicais, declamação de poesias e canto. Os eventos seguem até o dia 13.
A Academia fica dentro do Museu Casa de Bonaventura Cariolato, situado na rua Campos Salles, 2210, no Centro. Na abertura, o trânsito será fechado a partir da rua Thomaz Gonzaga, já que o evento promete uma grande movimentação e as cadeiras estarão no meio da rua. Em caso de chuvas, todo evento será realizado na parte interna.
Na segunda-feira, 9, às 19 horas, os estudantes da escola Coronel “Francisco Martins” também participarão com apresentações musicais. Assim segue por toda a semana, com uma decoração especial na fachada do prédio para atrair o público.
Confira a programação completa do Natal Iluminado na Janelas da Academia
Dia 10/12 - às 19h - Alunos da Escola João Marciano de Oliveira
Dia 11/12 - às 19h - Alunos da Escola Hélio Palermo
Dia 12/12 - às 19h - Coral Infantojuvenil - Municipal - maestro Rafael
Dia 13/12 - às 19h - Sarau da AFL - com participação dos acadêmicos e músicos convidados
Como forma de conscientização da população, o Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), com apoio da Prefeitura e da Feac, promoverá uma roda de samba, neste sábado, na Praça Concha Acústica. O evento que faz parte das comemorações do Dia Nacional do Samba terá início às 11h30. Na oportunidade serão homenageadas diversas personalidades do samba nacional.
A ideia do evento é realizar uma roda popular, em que seus integrantes tocarão os grandes sucessos do samba como as músicas de Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Reinaldo, Almir Guineto e Jovelina. Essa roda musical será aberta para todo o público, basta levar o seu instrumento e participar. O evento contará com a presença de cerca de 40 sambistas de escolas de samba de Franca e região.
Além desta atividade, também haverá um bate-papo aberto para toda a comunidade, com assuntos diversos.
Contando com o suporte da Prefeitura e da Feac, a equipe de vôlei feminino de Franca, categoria adulto, inicia sua fase preparativa visando a Superliga B em 2020, participando de um Torneio Internacional em Brasília, onde na tarde dessa quinta-feira enfrenta a Seleção do Egito. Esse convite para essa participação especial ocorreu a partir de um contato dos dirigentes egípcios com o técnico Paulo Silveira, com quem mantém relacionamento firmado em outros eventos, aliado ao apoio proporcionado pela Prefeitura para que a delegação viajasse.
As atletas viajaram na madrugada dessa quarta-feira e junto com essa presença especial no Torneio de Brasília, será possível a partir de domingo, dia 9, também com o respaldo da Prefeitura, recepcionar a comitiva egípcia para a realização de uma temporada na cidade até o dia 14, participando de jogos treinos. A agremiação de Franca está em preparação e tem sua estreia marcada na Superliga em janeiro próximo e essa temporada será fundamental para obtenção de ritmo, disse o treinador, grato pela atenção e apoio oferecidos pela Prefeitura, sem o que nada disso seria possível.
Para esse confronto de abertura, previsto para as 17 horas de quinta-feira, o treinador deverá colocar em quadra o time base das últimas temporadas, com a inclusão gradativa de novas atletas que foram repatriadas. Além de Franca e da Seleção Egípcia participam desse Torneio em Brasília até sábado, o Uberlândia e Upis/Brasília, cidade que integra a grande Curitiba, no Paraná.
O convite para Franca estar presente na capital federal partiu da presidente do Brasília Vôlei Esporte Clube (BVEC), Jaciane de Melo Triessen, que junto com a Federação Brasiliense de Voleibol organizam o torneio. As disputas seguem até sábado, dia 7, tendo como local o ginásio de esportes do Sesi/Taquatinga, no formato quadrangular onde todos se enfrentam.
Depois da estreia nesta quinta-feira, Franca volta a quadra na sexta-feira às 21 horas, enfrentando o Brasília e no sábado o Upis.
Superliga
Para o certame nacional da Superliga B, ao lado de Franca estarão presentes mais equipes, a saber: Osasco, São José dos Pinhais, Brasília, Botucatu, Sport Recife, Itajaí e Chapecoense