Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Feac

Praça da Juventude tem cinema gratuito neste sábado

 DSC 3360 original

     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) promove neste sábado, 29, uma sessão gratuita de cinema na Praça da Juventude, que fica na rua Joaquim Cândido Guilhobel, no Jardim Redentor. A classificação é livre.
A iniciativa faz parte do “Cine Boa Praça”, projeto do MinC (Ministério da Cultura), com apoio da Prefeitura, por meio da FEAC. Neste sábado, a exibição será do filme “Encanto”, a partir das 18h30. 
    Além dessa animação, outro filme foi exibido em dois pontos diferentes da cidade por meio do programa. Na sexta-feira, 28, a população pôde conferir “Raya e O Último Dragão”, no Ginásio do Cambuí e na EMEB Fausto Alexandre, no Jardim Santa Bárbara.

‘Música em Todos os Cantos’ movimenta fim de semana

 20230507 103911 original

     A programação cultural do Projeto ‘Música em Todos os Cantos’ fecha o mês com 4 apresentações a partir desta sexta-feira, 28. A ação conduzida pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) tem o intuito de oferecer entretenimento gratuito à população, nos locais de maior concentração de pessoas e também, oportunidades para que os talentos da cidade divulguem e mostrem os seus trabalhos.
    No Poliesportivo, a dupla Vitor & Eduardo se apresenta no final da tarde desta sexta-feira, das 17h às 19h. No sábado, 29, duas exibições estão agendadas, sendo a primeira na Feira Livre da Estação, das 9h30 às 11h30, com Duo Voz e, em frente à Casa da Cultura, na Praça Carlos Pacheco, a atração será Paulo Gimenes, das 10h ao meio dia. Neste local, aos sábados, acontece também a Feira 'Franca Feito à Mão', com a comercialização de produtos artesanais e praça de alimentação.
     A última apresentação será no domingo, 30, com Duo Sync, das 9h30 às 11h30, tendo como local o Poliesportivo. Este mês, a programação teve início dia 7, no Terminal Rodoviário, com um total de 12 apresentações. 

Show de Oficina Viola & Violão no Teatro Municipal

 WhatsApp Image 2023 07 28 at 15.56.45 original

     Está programado para às 18h30, deste sábado, 29, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, no bairro São José, a apresentação da Oficina ‘Viola & Violão’ e ‘Música ao Alcance de Todos’, projeto mantido pela FEAC. O evento contará com a participação de professores e alunos dos núcleos de aprendizagem onde são oferecidos cursos de viola e violão, mantidos pela Prefeitura. Na coordenação estão os educadores musicais Emerson Silva Narciso e Hugo Sávio.
    A expectativa é que, em torno, de 100 alunos passem pelo palco do Teatro Municipal, interpretando músicas sertanejas e pop, em grupo ou individualmente. O projeto conta com aulas em 5 locais diferentes da cidade: Parque Caxambu, na Vila Santos Dumont; CEU/Leporace; Escola Carmen Munhoz Coelho/Vila Izabel; Vicentinos/Vila Scarabucci e Centro Comunitário da Vila Santa Maria. Há previsão de abertura de mais um núcleo, na Praça da Juventude, no Jardim Redentor.
     O Teatro Municipal fica localizado na Avenida 7 de Setembro, 455.

 

       Oficina 'Ritmos e Tradições' 
     Uma outra opção para quem participa dos movimentos culturais e deseja aprimorar seus conhecimentos neste segmento, a Prefeitura, através da FEAC, em parceria com a Associação Folclórica Tradição Cultura Popular de Franca, oferece neste domingo, 30, a Oficina de Ritmos e Tradições. Com participação gratuita dos interessados, o evento será realizado a partir das 16h, sob a responsabilidade de Leonardo Martins e da Congada Três Colinas.
     Durante as atividades previstas, serão apresentadas as diferenças e similaridades da Congada e Folia de Reis da nossa região. O evento terá como local o Ponto de Cultura Três Colinas, situado na rua Carlos do Carmo, 399 - Cidade Nova.

Franca prepara mais uma edição das Cavalhadas

 Divulgacao Clube das Cavalhadas original

     Tradicionais e já incorporadas ao folclore regional, as 'Cavalhadas de Franca' serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, tendo como local o Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Contando com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a organização está a cargo do Clube das Cavalhadas da cidade, que trabalha nos preparativos, com ensaios realizados no parque, às terças, quintas e aos domingos, com entrada livre ao público que deseja acompanhar.
      O evento é realizado desde 1831 e promete proporcionar uma experiência incrível para o público de todas as idades, que poderá apreciar a destreza dos cavaleiros, a beleza dos trajes e coreografias encantadoras.
     O espetáculo com cavalos é uma recriação teatral das batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na Europa, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX, pela disputa de territórios. O teatro narra a história do exército do rei cristão Carlos Magno e a conversão da princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla, rei mouro, ao Cristianismo. No final do enredo, Floripes convence o pai a se converter também e dá fim à guerra.
     De acordo com Gabriel Anawate, diretor de Patrimônio do Clube das Cavalhadas, a expectativa para o evento deste ano é grande, depois do espetáculo da edição anterior, quando o público pôde acompanhar um vídeo documentário com todo o histórico das Cavalhadas, rumo ao segundo centenário. 
    Segundo Mateus Caetano, presidente da FEAC, este ano, as Cavalhadas da Franca foram contempladas com o projeto 'Bolsa Cultura', através de chamamento público. "O poder público apoia este evento, fortalecendo a cultura e a história. É uma tradição, que leva famílias, jovens e crianças, com belas apresentações. A gente está muito feliz com o acontecimento e convida toda a população para que possa usufruir desse grande evento na cidade", destacou ele.
Para a edição deste ano, estarão diretamente envolvidos nas apresentações, 26 participantes e outros cerca de 50 pessoas com participações indiretas. 
    O roteiro das apresentações será marcado com a Cerimônia dos Encamisados no sábado, 5, a partir das 20h e a continuidade no domingo, 6, a partir das 14h, com entrada gratuita, com a batalha travada entre Mouros e Cristãos. A princesa, pelo segundo ano consecutivo será Maria Vitória Pugliesi. 
 

 

      Histórico
     Com a participação de famílias tradicionais da cidade, que foram se renovando, jovens e adultos, as Cavalhadas da Franca existem há quase 200 anos e consistem num espetáculo com cavalos, realizado no início de agosto, gratuito ao público. O evento realizado em Franca é o terceiro antigo do país, as primeiras apresentações ocorreram em Poconé e Pirenópolis, municípios estes localizados respectivamente nos Estados de Mato Grosso e Goiás.
     As apresentações retratam as batalhas entre mouros e cristãos protagonizadas na Europa durante os séculos VIII e IX. De um lado, os cristãos, vestidos de azul, e do outro, os mouros, de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam, sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé).

Franca conquista bicampeonato dos Jogos Regionais

WhatsApp Image 2023 07 23 at 12.13.24 original 

     Franca encerrou a sua participação nos 65º Jogos Regionais da 5ª Região de Esportes do Estado, em Barretos, conquistando o bicampeonato com 299 pontos, seguida por Araraquara com 277, Ribeirão Preto com 266 e em quarto lugar, Barretos com 124 pontos. Com pouco mais de 400 pessoas, entre atletas e comissão técnica, apoiadas pela Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com este resultado, a cidade se habilitou para a etapa seguinte, os 85º Jogos Abertos do Interior, com 33 equipes e 267 pessoas, previstos para outubro, em São José do Rio Preto.
     A competição iniciada no dia 13, deste mês, movimentou mais de 4 mil atletas desta região esportiva do Estado, representando 58 cidades. A organização dos Jogos Regionais foi da Secretaria Estadual de Esportes, com o apoio da Prefeitura. Essa etapa da disputa, com o objetivo de estimular a prática esportiva, a integração entre os participantes e revelação de novos talentos, aconteceu nas 8 regiões, em que o Estado é distribuído, sendo classificados os dois primeiros colocados em cada modalidade para os Jogos Abertos do Interior.
     Para chegar a esse resultado, desde o início das competições, Franca se esforçou em todas as modalidades, tendo travado uma disputa acirrada com Araraquara e Ribeirão Preto, tradicionalmente, as principais adversárias.  Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, que acompanhou de perto o desempenho das equipes, é importante observar o respaldo dado a todos na preparação, intensificada desde o começo da temporada, com amplo suporte da Prefeitura e do prefeito Alexandre Ferreira, por entender o papel que o esporte tem na educação e formação das pessoas, especialmente, os jovens.
     Franca obteve resultados expressivos conquistando primeiros lugares, que equivalem a Medalha de Ouro em modalidades como o Badminton masculino e feminino, Basquete masculino, Ginástica Artística feminina e masculina, Tênis masculino e feminino, Tênis de mesa feminino, Xadrez masculino e feminino, Ginástica Rítmica feminina, Judô masculino, Karatê masculino, Taekwondo masculino e feminino e os Vôleis de praia masculino e feminino, somado aos segundo e terceiro lugares, em um total de 33 medalhas, sendo 19 Ouros, 9 Prata e 5 de Bronze, resultando em 299 pontos.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais