Email  

Feac

Franca prepara mais uma edição das Cavalhadas

 Divulgacao Clube das Cavalhadas original

     Tradicionais e já incorporadas ao folclore regional, as 'Cavalhadas de Franca' serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, tendo como local o Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Contando com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a organização está a cargo do Clube das Cavalhadas da cidade, que trabalha nos preparativos, com ensaios realizados no parque, às terças, quintas e aos domingos, com entrada livre ao público que deseja acompanhar.
      O evento é realizado desde 1831 e promete proporcionar uma experiência incrível para o público de todas as idades, que poderá apreciar a destreza dos cavaleiros, a beleza dos trajes e coreografias encantadoras.
     O espetáculo com cavalos é uma recriação teatral das batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na Europa, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX, pela disputa de territórios. O teatro narra a história do exército do rei cristão Carlos Magno e a conversão da princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla, rei mouro, ao Cristianismo. No final do enredo, Floripes convence o pai a se converter também e dá fim à guerra.
     De acordo com Gabriel Anawate, diretor de Patrimônio do Clube das Cavalhadas, a expectativa para o evento deste ano é grande, depois do espetáculo da edição anterior, quando o público pôde acompanhar um vídeo documentário com todo o histórico das Cavalhadas, rumo ao segundo centenário. 
    Segundo Mateus Caetano, presidente da FEAC, este ano, as Cavalhadas da Franca foram contempladas com o projeto 'Bolsa Cultura', através de chamamento público. "O poder público apoia este evento, fortalecendo a cultura e a história. É uma tradição, que leva famílias, jovens e crianças, com belas apresentações. A gente está muito feliz com o acontecimento e convida toda a população para que possa usufruir desse grande evento na cidade", destacou ele.
Para a edição deste ano, estarão diretamente envolvidos nas apresentações, 26 participantes e outros cerca de 50 pessoas com participações indiretas. 
    O roteiro das apresentações será marcado com a Cerimônia dos Encamisados no sábado, 5, a partir das 20h e a continuidade no domingo, 6, a partir das 14h, com entrada gratuita, com a batalha travada entre Mouros e Cristãos. A princesa, pelo segundo ano consecutivo será Maria Vitória Pugliesi. 
 

 

      Histórico
     Com a participação de famílias tradicionais da cidade, que foram se renovando, jovens e adultos, as Cavalhadas da Franca existem há quase 200 anos e consistem num espetáculo com cavalos, realizado no início de agosto, gratuito ao público. O evento realizado em Franca é o terceiro antigo do país, as primeiras apresentações ocorreram em Poconé e Pirenópolis, municípios estes localizados respectivamente nos Estados de Mato Grosso e Goiás.
     As apresentações retratam as batalhas entre mouros e cristãos protagonizadas na Europa durante os séculos VIII e IX. De um lado, os cristãos, vestidos de azul, e do outro, os mouros, de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam, sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé).

Franca conquista bicampeonato dos Jogos Regionais

WhatsApp Image 2023 07 23 at 12.13.24 original 

     Franca encerrou a sua participação nos 65º Jogos Regionais da 5ª Região de Esportes do Estado, em Barretos, conquistando o bicampeonato com 299 pontos, seguida por Araraquara com 277, Ribeirão Preto com 266 e em quarto lugar, Barretos com 124 pontos. Com pouco mais de 400 pessoas, entre atletas e comissão técnica, apoiadas pela Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com este resultado, a cidade se habilitou para a etapa seguinte, os 85º Jogos Abertos do Interior, com 33 equipes e 267 pessoas, previstos para outubro, em São José do Rio Preto.
     A competição iniciada no dia 13, deste mês, movimentou mais de 4 mil atletas desta região esportiva do Estado, representando 58 cidades. A organização dos Jogos Regionais foi da Secretaria Estadual de Esportes, com o apoio da Prefeitura. Essa etapa da disputa, com o objetivo de estimular a prática esportiva, a integração entre os participantes e revelação de novos talentos, aconteceu nas 8 regiões, em que o Estado é distribuído, sendo classificados os dois primeiros colocados em cada modalidade para os Jogos Abertos do Interior.
     Para chegar a esse resultado, desde o início das competições, Franca se esforçou em todas as modalidades, tendo travado uma disputa acirrada com Araraquara e Ribeirão Preto, tradicionalmente, as principais adversárias.  Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, que acompanhou de perto o desempenho das equipes, é importante observar o respaldo dado a todos na preparação, intensificada desde o começo da temporada, com amplo suporte da Prefeitura e do prefeito Alexandre Ferreira, por entender o papel que o esporte tem na educação e formação das pessoas, especialmente, os jovens.
     Franca obteve resultados expressivos conquistando primeiros lugares, que equivalem a Medalha de Ouro em modalidades como o Badminton masculino e feminino, Basquete masculino, Ginástica Artística feminina e masculina, Tênis masculino e feminino, Tênis de mesa feminino, Xadrez masculino e feminino, Ginástica Rítmica feminina, Judô masculino, Karatê masculino, Taekwondo masculino e feminino e os Vôleis de praia masculino e feminino, somado aos segundo e terceiro lugares, em um total de 33 medalhas, sendo 19 Ouros, 9 Prata e 5 de Bronze, resultando em 299 pontos.
 

Projeto da lei Paulo Gustavo será votado na Câmara nesta terça

DSC 0486 original 

     Para garantir o repasse das verbas da Lei Paulo Gustavo para artistas francanos desenvolverem seus trabalhos, a Prefeitura de Franca enviou à Câmara Municipal, o projeto de lei para autorização da inclusão destes recursos, na ordem de R$ 2,7 milhões, na Lei de Diretrizes Orçamentárias. A proposta será votada nesta terça-feira, 25, pela Câmara Municipal.
     A verba foi creditada na semana passada e, logo, o prefeito Alexandre Ferreira encaminhou o projeto à Comissão de Legislação, Justiça e Redação para apreciação. Após o ‘sinal verde’, ele será votado. Toda a iniciativa foi feita pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com o Conselho Municipal de Política Cultural, que realizaram sete audiências públicas abertas aos artistas e produtores culturais de Franca, onde definiram as faixas de subsídios e números de projetos, que devem estar nos editais e de acordo com os valores da lei federal.
     Após a votação na Câmara, os editais serão elaborados pela FEAC para a Lei Paulo Gustavo, conforme as divisões dos valores destinados para Franca, a partir do Plano de Ação cadastrado no sistema do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. 
     A lei Paulo Gustavo, denominada em homenagem ao humorista, artista e ator que faleceu em 2021, foi criada para amenizar os prejuízos do setor cultural causados pela pandemia. Os recursos serão destinados pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC) para as produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros, por meio de editais, chamadas públicas e premiações.

Exposição ‘Essência Poética’ segue até o dia 28 na Casa da Cultura

DSC 3314 original 

     A Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, segue com exposição gratuita aberta à população até o dia 28 de julho. Mais de 20 obras fazem parte da mostra “Essência Poética”, de Nice Forte. 
     As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Professora de desenho e artista plástica, Nice tem 20 anos de carreira e utiliza as técnicas óleo sobre tela e acrílico sobre tela em suas obras, onde busca novas referências e traz um olhar poético sobre paisagens, momentos e pessoas, inserindo o romantismo em um estilo contemporâneo. 
     Além da exposição na Pinacoteca, a Casa da Cultura tem exposição permanente de obras, itens pessoais e projetos do pintor Bonaventura Cariolato. Em outras salas, o público pode fazer uma imersão no acervo da Academia Francana de Letras, que possui raros exemplares e obras de diversos autores, e projetos literários à população.
    Também há o Memorial da Resistência Negra, com acervo sobre artistas negros, que é local de encontros, exposições temáticas e lançamentos de obras. Ainda há uma exposição permanente de itens que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som), que leva o nome de 'Bonaventura Cariolato'. No espaço, além de imagens com histórias de ícones do rádio francano, há câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos, que contam a história da comunicação.
    A Casa da Cultura, de responsabilidade da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça Carlos Pacheco. 
   Para mais informações, interessados devem entrar em contato pelo telefone (16) 3721-8692.

‘Música em Todos os Cantos’ tem bons atrativos

Design sem nome 2 original 

     O programa cultural ‘Música em Todos os Cantos’, idealizado pela Prefeitura e com um calendário mensal de apresentações, gerenciado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com Sociedade Esportiva de Franca, oferece opções gratuitas ao público neste final de semana. O intuito é proporcionar entretenimento de qualidade e também valorizar os talentos artísticos da cidade, contemplados nos programas de incentivo a esse segmento, mantidos pelo município.
    Atraindo a atenção do público a cada edição, o 'Música em Todos os Cantos' contempla para cada final de semana, quatro apresentações, sempre iniciando na sexta-feira e terminando no domingo. Para esta sexta-feira, 21, no final da tarde e começo da noite, das 17h às 19h, Tiago Nascimento estará no Terminal de Ônibus ‘Ayrton Senna’, levando alegria aos usuários do transporte coletivo, enquanto aguardam os ônibus.
    No sábado, 22, a opção será na Casa da Cultura, das 10h ao meio dia, com Tunico Magno. No domingo, duas apresentações estão confirmadas, a primeira na Feira Livre da Avenida Major Nicácio, das 9h30 às 11h30, com Duo Sync e na parte da tarde, das 16h às 18h, com Joaquim Netão, no Poliesportivo, contemplando as pessoas que fazem daquele espaço o local para suas caminhadas. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais