Feac
FEAC divulga classificação parcial de parcerias culturais
Oficina Virtual de Histórias em Quadrinhos será nesta terça-feira
FEAC faz solenidade a combatentes francanos da Revolução de 32
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), através do Museu Histórico "José Chiachiri", realiza, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.
A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, no Centro, mais precisamente no cruzamento da rua Ouvidor Freire com rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.
O objetivo da solenidade é garantir que seja conservada a memória dos voluntários de Franca que participaram da Revolução Constitucionalista. Foram mais de 700 homens que lutaram por São Paulo. Desses, nove perderam a vida: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Mazini e Otacílio Dias Fernandes.
Aberta à população, a solenidade terá participações de militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal. Além da execução do Hino Nacional por parte da Associação Banda Musical, o regente Jair Paes Leme fará o Toque de Silêncio e haverá Salva de Tiros pelos atiradores, bem como a colocação de coroa fúnebre na base do Monumento ao Soldado Constitucionalista.
Vôlei adaptado feminino de Franca joga na APV regional
Com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), duas equipes femininas de vôlei adaptado de Franca nas faixas de 50 e 60 anos ou mais estarão em quadra neste domingo, 9, jogando às 9 horas e depois às 14 horas, em Porto Ferreira, no Campeonato Regional da Associação Pró-Voleibol.
A primeira equipe a entrar em quadra será a de 50 anos, que jogará contra Porto Ferreira, Sertãozinho e Santa Rita do Passa Quatro. À tarde, será a vez da turma dos 60 anos, com dois jogos, frente a Porto Ferreira e Sertãozinho.
Com a orientação dos técnicos Luiz Carlos de Almeida e David Damasceno, as duas representações estão vindo de recente participação dos Jogos da Terceira Idade em Barretos. Agora, elas defendem as cores da cidade nesse certame regional, que tem as participações de Porto Ferreira, Sertãozinho, Santa Rita do Passa Quatro.
Para as competições, entre elas a APV, as atletas treinam semanalmente, nos períodos da manhã e noite, nos ginásios de esportes do Champagnat e Parque Leporace.