Em tempos de redes sociais, onde a comunicação é feita pelo celular, muitas pessoas não tem preocupação com a caligrafia, mas há quem deseja melhorar a qualidade da letra seja para usar no dia a dia, para o trabalho e também para os estudos. Pensando nisso, a Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, localizada na Rua Oscar Brasilino Santos, 1531 – Centro, oferece um curso de caligrafia. A oficina é oferecida pelo poeta Carlos Assumpção sempre às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. O curso é oferecido gratuitamente e atualmente conta com três alunos.
As aulas que começaram no início deste ano e visa oferecer aos alunos uma melhor escrita, legível e de fácil entendimento. “Eu acho o curso muito bom, pois a caligrafia é muito importante. Na primeira escola em que lecionei, os alunos melhoraram bastante a grafia, graças à caligrafia.” Ele ainda ressalta que a caligrafia é essencial durante as redações e provas: “Uma vez, fui convidado para corrigir provas da Fuvest e a caligrafia estava muito difícil de entender. Muitos reprovaram. Como vai corrigir uma redação que não dá para entender? Pode ser até mesmo uma obra de arte.”
Segundo o orientador, que já é frequentador da Casa da Cultura, a ideia do curso foi dele de ajudar quem tiver interesse em melhorar a letra. O poeta ressalta que antes de iniciar a oficina, a prática já era realizada nas escolas em que lecionava como professor de Português, e que até mesmo nos dias atuais é lembrado pelos que foram seus alunos. “Houve um aluno que eu encontrei faz pouco tempo, que teve aulas comigo há 20 anos e ele me disse que a minha caligrafia o ajudou muito. A oficina serve muito para melhorar as letras. Ele disse que prestou um concurso e foi aprovado graças à caligrafia, que melhorou com a prática.”
Entre os alunos de Carlos Assumpção está Márcia Marques, que é aposentada e acompanha o curso há um mês. “Vi o curso nas redes sociais e lembrei da minha vó que escrevia muito bem e quis melhorar minha letra que é muito pequena. Então resolvi começar o curso e estou adorando. Minha letra melhorou muito.”
A oficina é ministrada gratuitamente sem tempo determinado e é voltada para o público em geral. O tempo de curso é definido pelos próprios frequentadores que avaliam como está a qualidade da letra. “O curso não tem término previsto. É até quando o aluno quiser e achar que está bom. Procuro sempre dar assistência individual para todos que me procuram.”
Aos interessados em participar da oficina é necessário apenas ir até à Casa da Cultura com os documentos pessoais em mãos.
Para mais informações, o número para contato é: 99260-9007.