A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” tem oportunidades para quem deseja fazer oficinas gratuitas de Desenho e Mamulengo (tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro). Elas fazem parte do Bolsa Cultura, da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e do projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.
Com aulas dos artistas Marcus Flávio e Tarsila Pavão, a Oficina de Desenho Urbano acontece às quartas-feiras, das 14 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas. O curso trata de uma manifestação artístico-cultural de desenhos de observação em grupo no espaço público e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 99222-9942.
Já a Oficina “Teatro de Mamulengo: da Confecção à Ação” é coordenada pelo ator, diretor e produtor Weslley Borges e acontecerá nos dias 16 e 23 de setembro, dois sábados deste mês, das 8h30 às 12h30.
Em um primeiro momento, haverá a apresentação do contexto histórico e estético; o segundo terá a confecção do Mamulengo com o uso de garrafas pet; e o terceiro e último, mostrará a técnica de manipulação e construção de cena, a partir da improvisação.
Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e interesse em aprender sobre o teatro de bonecos e suas possibilidades. Interessados podem fazer inscrição pelo telefone (16) 3721-8692.
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” fica na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro.
Projeto de poemas
Além destas duas oficinas, o Bolsa Cultura, programa da FEAC de fomento às ações artísticas da cidade, tem o Projeto Âmago, que desde agosto, até o dia 16 de outubro, está recebendo adesões. Trata-se de uma exposição de poemas em containers no Centro de Franca. Quem quiser participar pode preencher o formulário disponível no Instagram do projeto Elas na Cena: @elas.na.cena e inscrever seus poemas.