No próximo final de semana, ocorrerá no Parque Fernando Costa, a apresentação da tradicional “Cavalhadas da Franca”. Este é um marco histórico apresentado, anualmente, na cidade que, após dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, retoma a apresentação do teatro e espera encantar todo o público presente.
Aberta, gratuitamente, para todos os públicos, a programação terá início neste sábado, 13, com a "Cerimônia dos Encamisados”, às 20h. Para o domingo, 14, acontece a batalha entre Mouros e Cristãos protagonizadas na Europa durante o século VII d.C, com 26 cavaleiros representando grandes figuras históricas, a partir das 14h. De um lado, 13 cavaleiros cristãos, vestidos de azul e do outro, os mouros, 13 cavaleiros de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé). O grande ápice do espetáculo é o sequestro da princesa Floripes.
As Cavalhadas de Franca existem há quase 200 anos e promovem o espetáculo com cavalos e momentos históricos, atraindo a atenção para o figurino e trazendo a beleza ideológica nos momentos mais importantes já contados.
Esses folguedos foram trazidos para o Brasil pelos portugueses, na época da colonização, mas sobreviveram em poucas cidades, sendo Franca uma delas. A emoção e aventuras das Cavalhadas de Franca se repetem desde 1.831, se tornando a terceira mais antiga do país.
O evento é realizado pelo Clube das Cavalhadas da Franca, em parceria com a Prefeitura e FEAC.