Franca e região terão a oportunidade de reviverem neste sábado e domingo, 5 e 6, no Parque de Exposições 'Fernando Costa', o espetáculo do folclore regional, representado pelas Cavalhadas, iniciadas na década de 30 do século 19. O evento é gratuito e destinado as pessoas de todas as idades, começando às 20h, deste sábado, com a Cerimônia dos Encamisados e depois, no domingo, a partir das 14h, quando é feita a encenação do confronto de Mouros e Cristãos.
A realização é do Clube das Cavalhadas da Franca, tendo o apoio da Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
Reunindo pessoas de várias idades, originárias de famílias tradicionais da cidade, as Cavalhadas estão completando 192 anos, resumindo em um teatro com a participação de cavalos e seus cavaleiros. As apresentações retratam as batalhas entre mouros e cristãos protagonizadas na Europa durante os séculos VIII e IX. De um lado, os cristãos, vestidos de azul, e do outro, os mouros, de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam, sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé).
Além das apresentações reunindo os 27 cavalos, reis, príncipes e a princesa, o evento terá algumas atrações aos presentes, como brinquedos para a criançada, barracas na praça com alimentos típicos e uma ferinha de artesanato. O Clube das Cavalhadas recebeu da FEAC, um subsídio através do Programa 'Bolsa Cultura' para a organização.