Com a realização de diversos ensaios nos últimos dias, pelo menos duas vezes por semana, os protagonistas das Cavalhadas de Franca estão com tudo pronto para as apresentações que começam neste sábado à noite, a partir das 19h30, no Parque de Exposições “Fernando Costa”. A organização é do Clube das Cavalhadas da cidade, com o apoio da Prefeitura, através de sua Secretaria de Desenvolvimento, com entrada gratuita ao público nos dois dias.
Esta será a 188ª edição das Cavalhadas que está incluída na programação oficial e turística da cidade. Começa na noite de sábado, 3, com a cerimônia dos encamisados, os folguedos tradicionais e narrativas de todo histórico que representa a encenação e termina no domingo no período da tarde com as provas e exibição especial do Canil da Polícia Militar.
O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros, informou que a expectativa é das melhores e como nos anos anteriores, aguardam milhares de pessoas nos dois dias no Parque de Exposições. A princesa escolhida será Catarina Calil, de 14 anos. Na edição do ano passado foi produzido um documentário retratando os 187 anos do evento.
Programação
O cenário principal será a pista gramada do Parque “Fernando Costa” e as apresentações começam no sábado à noite, 3, a partir das 19h30 horas, com a esperada Cerimônia dos Encamisados, quando as luzes do local são apagadas e o público em clima de expectativa, sons, assistirá às primeiras provocações entre o rei Mouro, Sultão de Constantinopla, e o Cristão, Carlos Magno.
No domingo a movimentação será retomada a partir das 14 horas, com as provas e corridas equestres. As Cavalhadas têm o propósito de fortalecer uma tradição que tem origem na Península Ibérica e nesse meio está confirmada a presença do Canil da Polícia Militar.