O espetáculo das Cavalhadas de Franca está confirmado para este final de semana, começando no sábado, 5, no Parque de Exposições ‘Fernando Costa’, com entrada gratuita ao público. Evento já inserido ao folclore regional e que, anualmente, atrai milhares de pessoas, acontece com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). A organização está a cargo do Clube das Cavalhadas da cidade que, nos últimos dias, realizou ensaios e durante a semana finalizam os preparativos. Na quinta-feira, deve acontecer a partir das 19h, o ensaio final, aberto ao público que desejar acompanhar na pista principal do Parque Fernando Costa.
Realizada desde 1831, as Cavalhadas de Franca prometem movimentar a cidade, representando uma boa opção de diversão no sábado a partir das 20h, quando haverá o início das atividades com a Cerimônia dos Encamisados, terminando no domingo, 6, com o confronto entre Mouros e Cristãos, no mesmo local a partir das 14h.
O espetáculo com cavalos é uma recriação teatral das batalhas entre Mouros e Cristãos, ocorridas na Europa, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX, pela disputa de territórios. O teatro narra a história do exército do rei cristão Carlos Magno e a conversão da princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla, rei mouro, ao Cristianismo. No final do enredo, Floripes convence o pai a se converter também e dá fim à guerra. Nesse evento a princesa, pelo segundo ano seguido, será a jovem Maria Vitória Pugliesi.
O presidente da FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), Mateus Caetano, reitera o convite ao público para que compareça e prestigie o evento, valorizando os ‘atores’ e a cultura. Ele observa também, que as Cavalhadas foram contempladas com o Projeto ‘Bolsa Cultura’, mediante Chamamento Público, contando com subsídio da Prefeitura.