A 6ª. edição da Feira do Livro está chegando ao seu final neste domingo e o balanço parcial feito até esta sexta-feira pelos organizadores, era o mais positivo possível, com milhares de visitantes durante o dia e a noite, com participação acima do esperado do público nos shows e palestras até agora realizados. Para a Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e a FEAC, que estão a frente da organização isso vem atestar o acerto da Prefeitura em definir uma grade realmente identificada com os anseios das pessoas.
Com uma estrutura bem montada em toda a Praça Nossa Senhora da Conceição, opções variadas para aquisição de livros e a presença de muitos expositores da área, bem distribuídos em espaços adequados que permite ao visitante pesquisar e consultar todo material exposto, a Feira contemplou atividades para atender jovens e idosos. Oficinas, palestras e atividades de recreação foram organizadas desde o primeiro dia de manhã e tarde. E, para complementar, no mesmo local próximo a Fonte Luminosa foi montada uma praça de alimentação com variados tipos de petiscos e lanches.
Para o prefeito Gilson de Souza que acompanhou a Feira nas duas primeiras noites, o evento mescla incentivo a leitura e a música, com shows atraentes e do mais alto nível tendo a frente o músico e instrumentista Diego Figueiredo. Na primeira noite com Dinho Ouro Preto, na segunda com Toquinho (precedido da palestra do jornalista Ciro Porto). Toquinho encantou a todos com alguns de seus sucessos, emocionando muitos jovens que anos atrás, a época crianças da Pré-Escola, tiveram o privilégio de cantar com ele no Poliesportivo num evento denominado de ‘Musicando’ da Secretaria da Educação. Lorena Mota, estagiária de jornalismo foi uma delas e não se conteve em buscar um depoimento do artista e rememorar esse momento histórico em sua vida.
Na programação dessa sexta-feira, dois ícones no palco, um do esporte e outro da Bossa Nova: Clodoaldo Silva, nadador campeão paralímpico a partir das 20 h, discorrendo sobre ‘Limites Impostos pela Deficiência’ e depois, a dupla Diego Figueiredo e Roberto Menescal rememorando sucessos musicais da Bossa Nova.
Sábado
E abrindo o sábado, tem atividades orientadas com aula de Zumba a partir das 9 h com a profa. Cristina Limonta, Projetos de Dança da Academia de Franca, sessões de contação de história com Ademir Junior do Circuito Sesc, além da palestra e lançamento do livro ‘Violência Contra a Mulher’, com organização de Tatiana Machiavelli Souza e Soraia Veloso, duas estudiosas da matéria.
Fechando a programação deste sábado, o analista de Sistema e especialista no assunto ‘Fake News’ discorre sobre o fenômeno notícias falsas, que invade as redes sociais e o mundo de forma assustadora. Dará dicas de como evitá-las e mais que isso, não se transformar num agente propagador dessa prática. Logo depois, o esperado show novamente com Diego e Zeca Baleiro, começando às 21h30.
Domingo
No último dia da Feira do Livro as atividades culturais terão inicio às 11h30, com o Conjunto Vazio, envolvendo artistas cantando Rock e Poesia, seguido da participação da Banda Municipal de Franca. Ademir Junior do projeto Circuito Sesc compartilha no período da tarde suas histórias com o público e às 17 h será a vez do Sarau organizado por alunos da Escola Adalgisa São José Gualtieri.
Para quem ainda não viu e não conhece a cientista francana Joana D’Arc Félix de Souza, a oportunidade será na noite, às 20 h logo após a missa na Catedral. Com sua história repleta de exemplos de esforços e comprometimento, Joana discorrerá sobre ‘O Papel da Educação Científica na Construção do Conhecimento e Transformação Social’. E fechando as atividades, mais música com a presença de Diego Figueiredo, participação de BeatBrothers e outros talentos chamados de Pratas da Casa.