Na próxima sexta-feira, às 20 horas, o Teatro Municipal de Franca recebe um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil, o francano Eduardo Machado. O show, em comemoração aos 50 anos de vida do músico, é totalmente gratuito, e será realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
O artista apresentará músicas do último álbum, “Do Nato Samba Jazz”, lançado há um ano. É uma mescla de jazz brasileiro, choro e o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da Bossa Nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação.
O álbum, com repertório autoral de inéditas, homenageou em vida João Donato e revela toda a riqueza da música instrumental brasileira, com sua maneira jazzística moderna de tocar o samba. Antes da apresentação, no mesmo local, Eduardo fará uma oficina aberta com estudantes, músicos e interessados. A entrada é livre e não precisa de ingresso.
O objetivo da oficina é oferecer uma visão geral do gênero musical, incluindo seu contexto histórico. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática e explorar os ritmos e as melodias que definem o samba jazz, bem como, compreender a influência do jazz, da música latina e dos ritmos caribenhos na sua criação.
O músico
Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e aperfeiçoou os estudou no Musicians Institute, em Londres. É considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade. São 33 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. Participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, e muitos outros.
Eduardo já ministrou workshops na Coréia do Sul, China, Rio de Janeiro, entre outros.
Serviço:
“Do Nato Samba Jazz” acontece na sexta-feira (26/04), às 20h
Teatro Municipal 'José Cyrino Goulart' (avenida Sete de Setembro, 455 - Residencial Baldassari)
Evento gratuito