O domingo foi agitado no Parque “Fernando Costa”. A movimentação foi intensa durante todo dia por conta da segunda edição do Dia do Mineiro, promovido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e FEAC.
Idosos, adultos e crianças se divertiram com as apresentações musicais, área recreativa e gastronomia típica de Minas Gerais no evento. O repertório musical contou com artistas de Franca e cidades vizinhas. Apresentações de Folia de Reis, congada, forró, country e sertanejo contagiaram o público.
Natural de São Roque de Minas, José Rodrigues da Silva, 91 anos, mais conhecido como Zé Fogueteiro, representou os mineiros e foi o homenageado deste ano. Recebeu das mãos do prefeito Gilson de Souza uma placa agradecendo sua contribuição para a cidade de Franca, onde vive há mais de 50 anos. “Hoje é só alegria, fiquei muito emocionado com essa homenagem”, disse.
O prefeito anunciou que no Dia do Mineiro de 2019 irá homenagear “mais famílias que vivem na Franca e têm dado sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da cidade”. “Sabemos que quem não é mineiro, é neto de mineiro ou filho de mineiro, existe uma relação muito forte com Minas”, disse ele, que é autor da lei de 1990 que criou o Dia do Mineiro em Franca.
Durante o evento, Gilson anunciou novidades para a próxima edição. A Prefeitura já deu entrada nos pedidos de autorização para fabricar um queijo gigante, de duas toneladas, no Parque “Fernando Costa”. “Será o maior queijo do mundo. Esperamos todos vocês no ano que vem e aproveito para agradecer a presença e os artistas que fizeram o Dia do Mineiro ser sensacional, valorizando e enriquecendo cada vez mais o folclore brasileiro”.
O secretário de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Bonifácio, o Boni, estima que mais de sete mil pessoas prestigiaram a festa ao longo de todo o dia. “O evento foi ótimo, com uma repercussão muito boa. Os participantes do projeto Feito à Mão tiveram um espaço para apresentar seus trabalhos e registraram boas vendas. O evento, além de proporcionar lazer, é uma excelente oportunidade para artistas de Franca e região mostrarem seus talentos”, afirmou.