Para que os artistas francanos possam ter acesso às verbas da Lei Paulo Gustavo, voltada para a promoção e fomento da cultura no país, a Prefeitura de Franca, por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realiza nesta quinta-feira, 25, uma reunião para o desenvolvimento do plano de ação, que garantirá acesso aos recursos.
O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, que convidou a população para participar, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura e do Artista Francano. Ele ressaltou o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, que tem ajudado a criar esse plano de ação e solicitou que os interessados participem com sugestões. “Da nossa parte, faremos o que for necessário para que nossos artistas possam captar e ter acesso aos recursos garantidos”, disse Alexandre.
A lei, denominada em homenagem ao humorista e artista Paulo Gustavo, que faleceu em 2.021, em decorrência da Covid-19, visa amenizar os prejuízos do setor cultural causados pela pandemia.
Os recursos serão destinados pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC)para às produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros, por meio de editais, chamadas públicas e premiações.
A divisão dos recursos será feita entre os municípios, Distrito Federal e os demais estados.
Chamamento
O prefeito ainda lembrou que estão abertos os editais de abertura de Chamamentos Públicos para parcerias culturais, esportivas e paradesportivas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os documentos podem ser consultados pelo site da Feac, no link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos.
As adesões vão até o dia 19 de junho, sendo necessário apresentar o Plano de Trabalho da entidade. Os interessados deverão procurar a sede da fundação, que fica na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal, no horário das 8 às 16 horas para realizar as inscrições.
Os dois chamamentos, tanto cultural como esportivo, objetivam ampliar os espaços e oportunidades para quem deseja praticar atividades nas duas áreas, com profissionais habilitados para atender, gratuitamente, a população, desenvolvendo cursos, oficinas, aulas de iniciação esportiva e práticas culturais, como dança, teatro, música e demais manifestações artísticas