A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), através do Museu Histórico "José Chiachiri", realiza, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.
A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, no Centro, mais precisamente no cruzamento da rua Ouvidor Freire com rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.
O objetivo da solenidade é garantir que seja conservada a memória dos voluntários de Franca que participaram da Revolução Constitucionalista. Foram mais de 700 homens que lutaram por São Paulo. Desses, nove perderam a vida: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Mazini e Otacílio Dias Fernandes.
Aberta à população, a solenidade terá participações de militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal. Além da execução do Hino Nacional por parte da Associação Banda Musical, o regente Jair Paes Leme fará o Toque de Silêncio e haverá Salva de Tiros pelos atiradores, bem como a colocação de coroa fúnebre na base do Monumento ao Soldado Constitucionalista.