O final de semana foi reservado para a realização dos Festivais de Ginásticas Rítmica e Artística do Projeto 'Escolinhas de Esportes', oferecido pela Prefeitura, por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo 'Pedrocão", inicialmente, na última sexta-feira, para as apresentações da Ginástica Rítmica, com tema infantil, envolvendo mais de 250 crianças, na faixa etária de 4 a 16 anos, que participam das aulas de iniciação da modalidade nas escolinhas do Jardim Aeroporto, Ginásio Amauri Destro e Unifran. Durante às aulas, os alunos participam de vivências de dança, elementos acrobáticos, saltos, equilíbrios, giros e outros. Participaram da organização do evento, as professoras e técnicas Dryelle Lopes, Janaína Quintanilha, Rebeca Cleynibi e Isabela Masini. "Foi um ano bastante desafiador, mas com um saldo maravilhoso, onde pudemos organizar essa apresentação linda e trazer muitas medalhas para a cidade", comemorou a professora Dryelle Lopes.
Aliado ao trabalho da iniciação esportiva, a Prefeitura mantém um grupo avançado, formado por jovens na faixa etária de 7 a 16 anos, que compõem a equipe de representação, participando das competições nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. Nos últimos meses, os atletas participaram da Copa Estadual de Ginástica Rítmica, Jogos Regionais (onde Franca foi campeã, em todas as provas), Jogos da Juventude, Copa Estadual da Federação Paulista de Ginástica, com a conquista de muitas medalhas para a cidade.
Ginástica Artística
No domingo, com um público também de cerca de 3 mil pessoas, foi realizado no Ginásio 'Pedrocão', o Festival de Ginástica Artística, com o tema “Copa do Mundo – Como tudo começou...”
Durante as apresentações das 500 crianças, adolescentes e jovens, com idade a partir dos 4 anos até as equipes de alto nível, que representam Franca nas competições oficiais, familiares e convidados puderam acompanhar a evolução dos alunos, os conhecimentos e movimentos adquiridos durante todo o ano, contando a História das Copas do Mundo desde 1930, quando aconteceu a primeira edição do evento até os dias atuais. Os professores e técnicos, que organizaram a apresentação foram Daniela Beloti, Rita Albano, Ednilson Ribeiro, José Milton Moreira, Amanda Rocha, Kaelyn Carrijo, Eliane Castro, Flávia Zanetti, Isabela Masini, Higor Nascimento, Willie Tomaz e Victoria Tomaz. "Estamos muito felizes com a apresentação deste espetáculo que, na verdade, reflete o trabalho do ano todo, de muita dedicação dos professores, alunos e familiares. Ver a evolução das crianças e o brilho nos olhos de todos presentes é o que vale a pena e o que nos motiva a continuar e a querer fazer sempre mais", disse a professora Daniela Beloti.
Neste ano, as equipes feminina e masculina de Ginástica Artística participaram da Liga Estadual da modalidade, ficando em primeiro lugar, Jogos Regioniais, obtendo a primeira colocação no masculino e 4° lugar, no feminino, Jogos Abertos, com a conquista da medalha de 3°lugar, no salto masculino, com o atleta Higor Augusto, enfrentando atletas da Seleção Brasileira.