Como parte das estratégias de ampliar as oportunidades para a iniciação esportiva para todos os públicos na cidade, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) promoveu na última terça-feira, um Festival de Natação, com alunos autistas e grande parte dos atletas da equipe de alto rendimento e também os alunos de iniciação, todos PCDs (Pessoas com Deficiências), nas piscinas da Unifran, para divulgar as aulas que são oferecidas.
O trabalho com esse público formado por atletas autistas é uma iniciativa recente, que o professor responsável está desenvolvendo, respeitando as peculiaridades de cada um. Os meninos são encaminhados pela APAAF (Associação Pais e Amigos dos Autistas de Franca). Foram realizadas diversas atividades, buscando uma efetiva interação com os jovens, procurando inseri-los no ambiente das provas organizadas, sem caráter competitivo, mas com o objetivo de estimulá-los a prática do esporte, motivando a demonstrarem suas capacidades.
A partir desse festival, a ideia dos professores envolvidos com o trabalho de formação de atletas, é torná-lo frequente, realizando encontros semanais, buscando ampliar os espaços de inclusão desse público nas atividades esportivas, ajudando na sua formação, no sentido de equipe e desenvolvimento pessoal. Com os atletas autistas há todo um cuidado, requerendo dos profissionais uma atenção especial e individualizada, dado as limitações que muitos apresentam.
Mas o propósito da Prefeitura é continuar avançando na preparação, na interação dos jovens, buscando inclusive, fortalecer as equipes de representação da cidade. Os treinamentos acontecem durante todos os dias da semana, com aulas de 50 minutos de duração, a partir das 8h, na piscina da Unifran. Por conta dessa maior integração, o quadro de novos atletas vem aumentando, trazendo novas perspectivas de reforços para as equipes de representação.