O Centro Francano de Xadrez e Damas inaugurado nesta quarta-feira, 30, no Complexo Poliesportivo terá capacidade para atender a cerca de 360 alunos, a partir de 7 anos.
O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Éverton de Paula, vice-prefeito, vereadores, Mateus Caetano, presidente da FEAC, professores e atletas.
As inscrições para a formação de 18 turmas divididas entre as duas modalidades já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que o local contará com uma equipe de professores e técnicos, que vão auxiliar nos treinamentos dos futuros atletas, desde a iniciação até o alto rendimento, preparando as equipes de representação da cidade nas duas modalidades. A unidade vai funcionar, diariamente, com horários específicos durante o dia para iniciação e aulas no período noturno.
Leonardo Arduini, professor coordenador do Centro Francano, destacou que este é o primeiro centro municipal das modalidades mantido pelo poder público municipal, no Brasil. Segundo ele, são esportes que impulsionam as capacidades e qualidades das pessoas, que estavam adormecidas, com destaque para o raciocínio lógico, memória e análise de problemas.
Robson Rodrigues Pinto, pai dos atletas da categoria de base, Ravi e Ryan, de 11 e 10 anos, destacou que as crianças praticam o esporte há 2 anos e meio, e têm verdadeira 'paixão' pela modalidade.
Segundo ele, os filhos já participaram de campeonatos virtuais, representando a cidade, inclusive com as primeiras colocações. "O esporte só trouxe benefícios para os meus filhos, com disciplina e concentração também para os estudos, melhorando o rendimento escolar e a mudança no comportamento em família, porque estão mais calmos e pacientes. Só tenho a agradecer a Prefeitura pela abertura deste espaço e oportunidade de aprendizado para os nossos filhos", disse Robson.
Além do Centro Francano de Xadrez e Damas, também serão oferecidas aulas da modalidade no Leporace, Aeroporto e Centro Esportivo Rosen Boys.