Franca está sediando a partir desta quarta-feira até o dia 2 de junho, na Universidade de Franca, uma capacitação de profissionais do Projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico). A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e no âmbito local, tem o apoio da Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
O intuito desse período de troca de informações e saberes é fomentar o esporte paralímpico de base, tendo como foco, professores de Educação Física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de Educação Física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Durante quatro dias do programa, em período integral de 8 horas por dia, os participantes têm a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.
As aulas práticas da capacitação contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.