Artistas e produtores culturais de Franca prepararam diversas ações para os próximos dias. Os projetos foram contemplados pela Lei Federal Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
Dentre os projetos, está mais uma sessão do Cine Diversidade na Rua, realizado pelo Coletivo Close Certo. No dia 2 de junho, às 17 horas, a Praça da Juventude, localizada no Jardim Redentor, recebe a exibição do filme “Elisa e Marcela”, com emissão de certificado pela participação. Quem aprecia a cultura hip-hop também pode conferir mais uma “Batalha das Minas”, evento do segmento em que mulheres se apresentam.
A semana se inicia com apresentações de dança contemporânea em escolas públicas. No dia 3 de junho, começa o projeto “Neve de Verão”, dos bailarinos Marcos Teófilo, Talita de Freitas e Davi Oliveira, com sete coreografias, na escola “Roberto Scarabucci”. Nos dias 4, 5 e 7, será a vez das escolas Sesi, ETEC “Júlio Cardoso” e “Torquato Caleiro”, respectivamente.
Já no dia 8 de junho acontece a Oficina de Improvisação Teatral voltada para pais, responsáveis, cuidados e amigos de autistas, com técnicas e jogos teatrais, desenvolvimento da comunicação, interação e criatividade. A ação será das 9 às 12 horas na sede da APAAF (Associação dos Pais e Amigos do Autista de Franca), que fica na rua Couto Magalhães, 1417, no Centro. Para participar, é necessário se inscrever através do link https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-improvisacao-teatral-pais-cuidadores-e-responsaveis-por-autistas/2486302.
Projetos contemplados
Franca teve 117 projetos contemplados na Lei Federal Paulo Gustavo, criada para auxiliar artistas e agentes culturais, em razão da pandemia da Covid-19, contemplando projetos audiovisuais e nas categorias de Dança; Música; Teatro; Artes Plásticas e Visuais; Artesanato; Leitura, escrita e oralidade; Patrimônio Cultural; Projetos Livres e Circo.