A equipe de Futebol Americano do Carrascos/Franca, apoiada pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), terá compromisso decisivo no próximo domingo, 16, a partir das 10 horas, em Assis, contra o Guarás, valendo a vaga para a semifinal do Campeonato Paulista da Série Ouro. Desde a sua fundação, há quase uma década, será a primeira vez que o Carrascos chega a uma semifinal da competição, correspondente a segunda divisão.
O time viaja para Assis no próximo sábado, confiante em voltar com a vitória e, com isso, levar o elenco até a final do campeonato para conquistar o título de campeão. Para alcançar tal objetivo, a equipe identificada como FEAC Franca Carrascos tem intensificado a preparação nos treinos, que estão sendo realizados de forma coletiva aos domingos e durante a semana, às terças e quintas-feiras, à noite, no campo do Champagnat, recém iluminado pela Prefeitura.
Ressalte-se que a equipe de Futebol Americano é a única da modalidade que representa a cidade. Conta com um elenco entrosado, composto por cerca de 40 atletas, otimistas em passar para próxima fase e assim garantir a vaga de finalista e trazer a final para Franca, com previsão para o mês de julho, diante do Santo André Werewolves, já qualificado para esta decisão.
Confiantes na final
Dirigentes e atletas do FEAC/Carrascos estão ansiosos e convictos de que poderão garantir a vaga para a semifinal e concluem a preparação na quinta-feira, à noite, no Champagnat.
Marcos Costa, presidente e também atleta, disse que a possibilidade da realização de uma final no ‘Lanchão’ tem sido um estímulo à parte de todo o grupo, que está focado em conquistar a vitória.
O Futebol Americano conta com 11 atletas, uma bola oval atirada de mãos em mãos, com substituições livres que podem ser feitas a todo momento, disciplinado por um conjunto de regras que devem ser obedecidas, desde a correta utilização do uniforme e dos equipamentos de proteção.
“Football” como é conhecido nos Estados Unidos, é um jogo que exige um condicionamento físico especial, demandando velocidade, agilidade, capacidade tática e força dos jogadores que se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros, tentando avançar uma bola em território inimigo. Os confrontos têm duração de uma hora.