Um grupo de 10 jovens da equipe de alto rendimento de Ginástica Rítmica de Franca, apoiado pela Prefeitura e a FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), concluiu uma participação especial durante 10 dias, em um período de treinamento na Associação Desportiva da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), sediada em Londrina. Foram dias de aprendizado, num centro especializado com profissionais de alta qualificação, identificado como ‘Treinamento de Verão’, relata o diretor técnico da FEAC, Roberto Saad.
Junto com as atletas, participando dos treinamentos realizados entre os dias 18 e 28, deste mês, com atividades diárias das 7h às 17h30, estiveram a treinadora do grupo, Rebeca Cleynibi e a monitora Isabela Masini. As ginastas tiveram a oportunidade, durante esse período, de treinarem o aprimoramento técnico, com a orientação de uma equipe formada por professores especializados (Camillo, Débora Falda, Luciene Bernardi, Gioavanna Aversani, Thacyane Vargas, Thaís Santos e Haniely Leão).
Em ambiente especifico, a treinadora e monitora participaram de atividades diferenciadas, orientadas pelas professoras Roberta Gaio, Vanda Sanches, Luciene Oliveira e Janaína Amarante. Cabendo destacar que esse trabalho, teve a coordenação da professora e doutora Márcia Aversani Lourenço, membro do Comitê Técnico de Ginástica Ritmica da Federação Paranaense da modalidade e árbitra internacional nesse esporte.
Durante esses dias, esteve presente em Londrina, a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, o que oportunizou a troca de experiências, convivências e práticas entre as atletas. Lembrando também, que o município paranaense, através da Unopar, é um Centro Nacional de Referência na modalidade, acolhendo equipes campeãs nacionais em diversas faixas etárias.
Conteúdos compartilhados
Integrantes das equipes de representação da cidade, as atletas e a comissão técnica de Franca tiveram acesso a atividades, como conteúdos de elementos corporais e com aparelhos, ballet clássico, condicionamento físico e expressão corporal, focados para o trabalho, tanto individual como coletivo.
Junto com treinadora e monitora, participaram dessa qualificação com atividades teóricas e práticas, as jovens Amanda, Maria Clara, Larissa Cardoso, Raíssa, Gabrielly, Larissa Lorena, Rafaela, Maria Fernanda, Ana Julia e Alice. Nos próximos dias, com a retomada dos treinamentos locais, o grupo voltará as atividades, dando continuidade a preparação, com vistas as futuras participações em eventos representando o município.