Contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação, Esporte, Arte e Cultura), a ginástica artística de Franca participou, com destaque, em duas competições no final de semana, uma em Salto, envolvendo o feminino nas categorias de base e de representação e em Bauru, com o masculino. Nesta cidade, a competição em disputa foi a 2ª etapa do Torneio Destaque Masculino, que reuniu atletas de vários municípios do Estado de São Paulo, ocorrida no domingo, 28.
Franca marcou presença com duas representações, uma sub-16 e outra na categoria livre (adulto), obtendo as duas primeiras colocações no evento, com Arthur conquistando a medalha de prata no Solo; Augusto conquistou 3 medalhas, sendo prata no Cavalo, bronze nas Argolas e bronze nas Paralelas. O atleta Heitor obteve bronze na prova das Argolas e Kauê foi outro que também obteve 3 medalhas, sendo ouro no Cavalo, prata nas Argolas e bronze na Barra.
Na categoria livre adulto, Daniel obteve prata no Salto, enquanto o seu colega Higor foi eleito o Destaque da Competição, conquistando o Troféu Destaque com 5 medalhas, sendo elas de bronze no Solo, prata no Cavalo, bronze nas Argolas, ouro no Salto e ouro no Individual. Fechando a participação de Franca, Wilker obteve uma medalha de prata na prova das Argolas.
Para a professora Daniela Beloti, foi uma experiência muito boa a presença dos jovens no Torneio Destaque, um motivo de alegria ver o desempenho dessa turminha, que está chegando agora e já conquistando medalhas. Destacou que é resultado de um trabalho consistente nas categorias de base, que começa a produzir os primeiros resultados.
Meninas em Salto
No sábado, 27, foram realizadas as provas de ginástica artística feminina em Salto, onde a FEAC marcou presença com 3 equipes, acima de 14 anos, 14-A formada por atletas de representação, que estarão no final de semana, em Araraquara, nos Jogos Regionais e 14-B, formada por meninas iniciantes. São jovens que estão sendo preparadas e realizam suas primeiras competições, cujo objetivo é fortalecer o quadro de representação.
A comitiva esteve nesse evento, com as seguintes atletas, entre elas algumas bolsistas como Marília Ferreira Vilela dos Reis, Maria Luiza Motta, Monique Marques Silva, Vitória Gabriela Melo e as não bolsistas Mariah Ferreira Vilela dos Reis, Lorena Bernardes Ribeiro, Sophia Cintra Matheus, Mariana Pansarine, Olivia Pigrucci, Manuela Souza Barros, Heleonara Couto Tasso, Sophia Murari. O grupo contou com o acompanhamento das técnicas Rita de Cássia Albano e Kaelyn Carrijo Almeida.
De acordo com as observações daqueles que acompanharam o evento, a equipe Sub-14 B foi a que mais surpreendeu pelas performances, formada por meninas que certamente terão muito a evoluir. As demais também tiveram participação destacada, demonstrando amadurecimento, enquanto a equipe livre, coube as demonstrações com uma série de exercícios mais complexos, também arrancando aplausos do público.
As conquistas da equipe A, sub-14, se resumiram em Marília Ferreira (prata no Solo e bronze no individual geral); Olívia Pigrucci (bronze na prova da Trave); Manuela Barros (bronze no Solo e Vitória Melo (ouro na Trave e Paralelas e Individual Geral). Com os resultados, garantiu a medalha de ouro por equipe. Na categoria livre, Maria Luiza obteve ouro (Solo), prata (Individual Geral) e bronze (Paralelas), conquistando a prata por equipe.