A equipe de Karatê de Franca conquistou 18 medalhas de ouro e sagrou-se campeã da 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Karatê, que aconteceu no sábado, 8 de abril em Franca, lotando as dependências do Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo do Champagnat, com mais de 1500 expectadores.
O prefeito Gilson de Souza prestigiou o evento, organizado pela Federação Paulista de Karatê e com apoio da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura de Franca), que participou com a cessão do ginásio, com a preparação da infraestrutura, na contratação dos árbitros, entre outras importantes ações para o perfeito andamento do evento. Também esteve presente o presidente da Federação Paulista de José Carlos de Oliveira, comentando que sua vinda a Franca se deve à importância da cidade no contexto nacional do esporte.
De acordo com André Nunes, técnico da equipe francana e também da Seleção Paulista de Karatê, o evento contou com 423 atletas de 28 municípios do Estado de São Paulo, sendo 54 de Franca. “Esta etapa foi uma das mais difíceis do certame, pois foi a última da fase classificatória para as finais do campeonato e uma das seletivas para a formação da Seleção Paulista que vai disputar o Campeonato Brasileiro. Nessas condições, os atletas entram super- motivados.” salientou André.
Franca fez bonito no evento, conquistando 18 medalhas de ouro, 8 de prata e 10 bronzes, sagrando-se campeã da etapa e classificando 36 atletas, de várias categorias, para as finais do Campeonato Paulista, que acontece em São Paulo no próximo mês de maio, mostrando a força do Karatê francano.
De acordo com o prefeito Gilson de Souza, os números envolvendo as medalhas conquistadas pela equipe francana, os 423 atletas inscritos e as mais de 1500 pessoas nas arquibancadas, comprovam a importância de se investir no esporte. “Desde o início do meu governo, a FEAC está orientada para dar todo apoio ao esporte na cidade, os resultados obtidos hoje pelos nossos atletas e a presença marcante do público nos mostram que estamos no caminho certo”, concluiu o prefeito.
O técnico André Nunes, que é também dirigente da Federação Paulista de Karatê, disse que está em andamento em Franca um projeto de duração de 4 anos que visa a inclusão de 4 atletas da cidade, por categoria, para participarem das Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão, na qual ele, André, estará presente como representante da federação.