A primeira Liga Francana de Basquete, realizada este ano pela Prefeitura e agremiações da cidade e região, formadas nas categorias livres e com praticantes amadores deste e esporte e outros com passagens por grandes clubes, tanto da cidade como do País, chegou ao seu final com um balanço altamente positivo. Essa foi a avaliação do presidente da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), que agradeceu primeiro, ao suporte dado pelo prefeito Gilson de Souza, que acreditou na proposta quando ela lhe foi apresentada e ofereceu todo o apoio para que essa Primeira Liga ocorresse.
Com os jogos no último final de semana, pela série Ouro, o time do Sun West sagrou-se campeão, depois de duas memoráveis vitórias sobre o Jussara. Seriam três confrontos, porém o West venceu o primeiro por 86 x 72, no meio da semana passada no ginásio da Unifran e domingo último, no Champagnat, por 91 a 69. Na decisão pela série Prata, a equipe do Arena Brasilândia foi melhor e venceu o Chuí Esportes por 53 x 48.
Para a direção da FEAC a presença do público nos confrontos foi um outro ponto de destaque, aliado a determinação e alvo nível dos atletas envolvidos. A equipe da Sun West saiu da competição invicta na série Ouro, enquanto na série Prata o Arena Brasilândia despontou do início ao fim e suplantou na decisão o Chuí Esportes. Junto com os atletas e equipes de apoio, patrocinadores que auxiliaram no sucesso do Campeonato, uma outra atuação exemplar foi a do professor Ricardo, garimpando jovens nos diferentes pontos da cidade e dando a eles a oportunidades de mostrarem o seu talento.
Para a temporada seguinte, a partir dos resultados obtidos nessa primeira Liga Municipal de Basquete a Prefeitura pretende ampliar e incrementar ainda mais a sua realização. Nesse sentido comunidades de outras regiões, Vila São Sebastião, Aeroporto, Leporace e adjacências devem desde já, começar a se organizar, podendo usar as quadras municipais nesses locais para treinamentos e também de juntarem as equipes atuais para o Campeonato 2019.