O mês de novembro, em que são organizados eventos exaltando o papel da comunidade negra na sociedade, em Franca uma das primeiras ações ocorreu na quinta-feira passada na Casa da Cultura e do Artista Francano. E elas seguem durante os próximos dias, conforme programação discutida durante reunião na manhã dessa terça-feira por vários representantes do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra na cidade.
Dentre alguns atrativos confirmados constam rodas de conversa, palestras, cursos, lançamentos de livros, exposições, apresentações de poesias, músicas e danças, intervenções, desfiles de moda e atividades diversas, além da escolha miss negra. Com o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Ação Social e de Esportes e Cultura, o Comdecon-Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca está buscando parcerias com os ademais grupos culturais negros de Franca para enriquecer ainda mais a programação.
Depois da abertura no Memorial de Resistência, onde foi aberta uma exposição, com roda de conversa e apresentação de dança e poesia, reunindo a presença de 60 pessoas aproximadamente, o secretário de Educação, Edgar Ajax saudou os organizadores. As atividades seguirão até o dia 1° de dezembro, em diversos locais, nas escolas de bairros mais afastados. Segundo informações de Mariana Coelho Rosa, vice-presidente do Conselho, para o dia 20 (feriado municipal), estão previstas várias atividades, entre elas feira, sarau, desfile e apresentações.
Para mais informações, a página do facebook da Comdecon é https://www.facebook.com/pages/category/Community/Comdecon-1926600337564982/, Casa da Cultura, tel. 3721-8692.