O ambiente é de muita festa e agitação nos 23 equipamentos esportivos reservados em Franca para as disputas dos 35º Jogos Abertos da Juventude. Em andamento desde sábado último, a competição organizada pela secretaria Estadual de Esporte, Juventude e Lazer, com o apoio da Prefeitura termina neste sábado, dia 2, envolvendo mais de 4 mil jovens de diferentes regiões do Estado.
O atleta Frederico Eleandro da Costa, de Franca, responsável no dia do desfile da abertura oficial pela condução da Tocha Olímpica, brilhou na tarde de terça-feira na pista de atletismo do Poliesportivo. Ele conseguiu marca expressiva na prova de arremesso de peso, obtendo o primeiro lugar com a marca de 13,14 metros. Outros destaques foram o basquete masculino, suplantando Presidente Prudente, por 77 a 48, enquanto o feminino era derrotado por Barretos por 71 a 16.
Pela manhã nessa quarta-feira, a movimentação era intensa na pista de atletismo com a sequência das provas programadas, além de outras atividades nas quadras do Pedrocão do ginásio ‘Amauri Destro’. Para o secretário de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Francisco Bonifácio, a participação dos jovens e o nível demonstrado nas várias modalidades está surpreendendo positivamente, o que tem atraído boa presença de público nos locais das competições.
Observação dos dirigentes
Tênis de mesa, dama, xadrez, futebol de campo e de salão, handebol, voleibol masculino e feminino continuam agitando as praças esportivas do município e outras cedidas por instituições parceiras. Os Jogos Abertos da Juventude seguem até sábado, com disputas nos dois períodos a partir das 8 h. Sérgio Baia, presidente do Comitê Organizador, que tem percorrido os principais locais observou que apesar das adversidades decorrentes da falta de combustíveis e outras intercorrências por conta dessa situação, houve apenas 6% de não comparecimento das delegações.
O presidente do Comitê salientou também, que tem sido unânimes as opiniões a respeito da boa estrutura organizacional colocada à disposição dos delegações visitantes, desde os alojamentos as praças esportivas. Na mesma linha de pensamento, o dirigente regional de Esportes, Renato Mussalen disse que a competição vem superando todas as expectativas, não obstante as adversidades com a questão dos combustíveis. Segundo ele, os representantes de todas as delegações estão gostando do ambiente receptivo que encontraram, das boas condições das praças esportivas e nesses dias restantes o esforço de todos está no sentido de encerrar a competição da forma que começou, com muito entusiasmo e empolgação.