Mais de 360 obras de arte espalhadas pelos setores da administração pública estão sendo recolhidas para avaliação e restauração. A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer criou um espaço chamado Reserva Técnica, onde ficarão armazenados os itens resgatados fora de exposições para evitar danos futuros às peças.
Após a localização e recolhimento de quadros e esculturas, se inicia o processo onde cada produção receberá o tratamento necessário. Enquanto os reparos são feitos, serão enviadas novas peças já verificadas e catalogadas aos respectivos setores desfalcados.
O valor do acervo já ultrapassa R$ 2 milhões e a quantia histórica é incalculável. Centenas de artistas francanos trouxeram à tela de quadros a história da cidade desde suas primeiras décadas. A intenção principal da Reserva Técnica é a preservação deste acervo e do patrimônio cultural de Franca.
O futuro dos materiais após a restauração ainda será definido. Alguns podem ser devolvidos e outros permanecerão na Reserva, localizada em uma sala dentro da Casa da Cultura e do Artista Francano.