Todos os Museus que participam desta Semana, que é em homenagem a grande importância deste serviço dentro da cultura e história
Feac
Franca terá circuito 3 x 3 de basquete
As inscrições estão abertas a partir dessa segunda-feira, dia 7, e seguem até o dia 23 de maio, na FEAC
Mostra ‘Olhares Diferentes’ no Museu Cariolato
A educadora e artista plástica Ivone Pini está com uma interessante Mostra de suas obras expostas no Museu Casa de Cariolato, no centro da cidade (rua Campos Salles, 2210), na esquina com a rua Thomaz Gonzaga. Organizada com o apoio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e iniciada no começo deste mês, a Mostra pode ser visitada até o dia 30 de maio, funcionando diariamente das 8 h às 12 h e das 13h às 17 h.
A exposição ‘Olhares Diferentes’ é composta por uma coletânea de quadros pintados em tela sobre óleo que retratam imagens do cotidiano, pessoas, paisagens, além de fotografias e peças em cerâmica. Educadora da rede estadual de ensino, onde atua por mais de 17 anos, Ivone diz que não tem formação específica em arte, é uma autodidata que vem aperfeiçoando suas técnicas diariamente, com participações em vários salões, em alguns dos quais já foi premiada.
A visitação ao espaço é aberta e pode ser agendada previamente, quando tratar-se de escola ou grupos de pessoas. Os contatos podem ser feitos no tel. 3711-9569. Para a próxima semana estão previstas visitas de estudantes das Escolas ‘Caetano Petráglia’ e ‘Cel. Francisco Martins’. Pelas manhãs, nos dias que tem espaço nas aulas, a autora dos trabalhos tem recepcionado os visitantes e os presenteados com o livro de poesias ‘Eu Vejo Poesia em Você’, também integrado ao acervo da exposição.
Sinfônica prepara projeto para apresentações nos bairros
O projeto “Música para Todos”, que já teve o nome de “Arte na rua” em tempos passados, está sendo redesenhado e com previsão de retorno em breve, este ano, com exibições nos bairros da cidade e a presença dos músicos da Orquestra Sinfônica de Franca, contando com o suporte da Prefeitura e sua secretaria da Cultura.
Segundo Nazir Bittar, que é o maestro da Orquestra, o propósito desse projeto é de fornecer, levar música e cultura para os bairros mais afastados, para aqueles que não possuem conhecimento sobre esse tipo de música. Até o momento, os locais que ocorreram apresentações do gênero foram os Centros Comunitários de bairros como, Aeroporto e Leporace, atendendo a todo o público, das criança aos adultos.
O importante para acontecer os eventos é de que os espaços sejam maiores, assim podendo atender a todos. O intuito é de justamente abranger a toda a população, e a escolha por estes locais é justamente para fornecer a oportunidade dos que não conhecem um concerto e orquestra passarem a conhecer. E assim, desmistificando a ideia de que concerto é apenas dentro do teatro.
Neste ano a Orquestra que está completando seus 10 anos de existência , começará as apresentações nas ruas a partir do segundo semestre, podendo ser em agosto, sem uma confirmação oficial esse começo de semana. A ideia e que cada apresentação tenha duração de 30 à 40 minutos, dependendo de cada local. Normalmente eles costumam fazer as apresentações durante a tarde e à noite, variando também de local e público.
O importante é disseminar não somente a música, mas também a cultura, principalmente em bairros mais afastados, com o objetivo de combater a carência pela arte, esse é o principal argumento pelo qual a existência desse projeto é tão importante dentro da comunidade. Também afirmou o maestro Nazir Bittar ‘muitos não sabem que gostam Orquestra, porque nunca foram ver uma. E muitas vezes essas pessoas estão em casa sem fazer nada, e tendo esses eventos elas acabam tendo contato com a música e a arte, e acabam descobrindo que gostam’, disse.
É um projeto que é voltado para toda a família e a população, sem nenhuma restrição. Nas próximas semanas deve ser divulgado o calendário com o roteiro dos lo cais das apresentações para que o público tenha prévio conhecimento.
Passeio atraiu milhares de pessoas domingo
Equipes da Prefeituras de Restinga e de Franca se empenharam de corpo e alma durante todo o dia de sábado e as últimas horas da madrugada que antecedeu ao evento, cuja concentração ocorreu na Avenida Severino Meirelles, próxima ao bairro São Joaquim