Com o cuidado de atender aos trâmites legais e as exigências dos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico (Municipal e Estadual), a Prefeitura de Franca deu sequência na manhã dessa segunda-feira, ao andamento das providências visando o restauro do Relógio do Sol, danificado após uma queda de árvore no final de dezembro passado. Um terceiro profissional com especialização nesse trabalho, Cid Pires de Carvalho, da cidade mineira de Ibiraci esteve na cidade e foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Elson Francisco Bonifácio e esteve em dois locais avaliando as condições do equipamento.
Inicialmente esteve na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, onde parte do monumento se encontra guardado. Na análise à peça e seus fragmentos, anotando e fotografando cada detalhe. Depois se dirigiu acompanhado de Elson Bonifácio, até a Praça Nossa Senhora da Conceição, para observar as condições da estrutura do Relógio.
Cid de Carvalho ficará responsável em fornecer o terceiro orçamento e a documentação exigida pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico. Segundo Bonifácio, com outros dois profissionais - Maurício Olímpio e Maria Lídia de Oliveira -, ambos de Franca, já fizeram suas avaliações para apresentação de propostas, o local deve ser isolado com tapumes até o início dos trabalhos. Todo esforço será feito, cumpridas as demais formalidades e contratação dos serviços, para que a conclusão ocorra até o final do ano, durante as comemorações do aniversário da cidade.